ENEM, perguntado por waleskapaula3331, 9 meses atrás

(ufu 2012) a teologia natural, segundo tomás de aquino (1225-1274), é uma parte da filosofia, é a parte que ele elaborou mais profundamente em sua obra e na qual ele se manifesta como um gênio verdadeiramente original. se se trata de física, de fisiologia ou dos meteoros, tomás é simplesmente aluno de aristóteles, mas se se trata de deus, da origem das coisas e de seu retorno ao criador, tomás é ele mesmo. ele sabe, pela fé, para que limite se dirige, contudo, só progride graças aos recursos da razão. gilson, etienne. a filosofia na idade média, são paulo: martins fontes, 1995, p. 657. 1. de acordo com o texto acima, é correto afirmar que: * 1 ponto a) a obra de tomás de aquino é uma mera repetição da obra de aristóteles. b) tomás parte da revelação divina (bíblia) para entender a natureza das coisas. c) as verdades reveladas não podem de forma alguma ser compreendidas pela razão humana. d) é necessário procurar a concordância entre razão e fé, apesar da distinção entre ambas. (ufu 2013) com efeito, existem a respeito de deus verdades que ultrapassam totalmente as capacidades da razão humana. uma delas é, por exemplo, que deus é trino e uno. ao contrário, existem verdades que podem ser atingidas pela razão: por exemplo, que deus existe, que há um só deus etc. aquino, tomás de. súmula contra os gentios. capítulo terceiro: a possibilidade de descobrir a verdade divina. tradução de luiz joão baraúna. são paulo: abril cultural, 1979, p. 61. 2. para são tomás de aquino, a existência de deus se prova: * 1 ponto a) por meios metafísicos, resultantes de investigação intelectual. b) por meio do movimento que existe no universo, na medida em que todo movimento deve ter causa exterior ao ser que está em movimento. c) apenas pela fé, a razão é mero instrumento acessório e dispensável. d) apenas como exercício retórico

Soluções para a tarefa

Respondido por mariaclara9145528
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(ufu 2012): d) é necessário procurar a concordância entre razão e fé, apesar da distinção entre ambas.

(ufu 2013): b) por meio do movimento que existe no Universo, na medida em que todo movimento deve ter causa exterior ao ser que está em movimento.

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