Filosofia, perguntado por kethelynkauanesantos, 11 meses atrás

(UFU 2011)No pórtico da Academia de Platão, havia a seguinte frase: “não entre quem não souber geometria”. Essa frase reflete sua concepção de conhecimento: quanto menos dependemos da realidade empírica, mais puro e verdadeiro é o conhecimento tal como vemos descrito em sua Alegoria da Caverna. “A ideia de círculo, por exemplo, preexiste a toda a realização imperfeita do círculo na areia ou na tábula recoberta de cera. Se traço um círculo na areia, a ideia que guia a minha mão é a do círculo perfeito. Isso não impede que essa ideia também esteja presente no círculo imperfeito que eu tracei. É assim que aparece a ideia ou a forma.�� JEANNIÈRE, Abel. Platão. Tradução de Lucy Magalhães. Rio de Janeiro: Zahar, 1995. 170 p. Com base nas informações acima, assinale a alternativa que interpreta corretamente o pensamento de Platão.

a.A Alegoria da Caverna demonstra, claramente, que o verdadeiro conhecimento não deriva do “mundo inteligível”, mas do “mundo sensível”.

b.Todo conhecimento verdadeiro começa pela percepção, pois somente pelos sentidos podemos conhecer as coisas tais quais são.

c.Quando traçamos um círculo imperfeito, isto demonstra que as ideias do “mundo inteligível” não são perfeitas, tal qual o “mundo sensível”.

d.As ideias são as verdadeiras causas e princípio de identificação dos seres; o “mundo inteligível” é onde se obtêm os conhecimentos verdadeiros.

Soluções para a tarefa

Respondido por CaduSz
265

Resposta:

Letra D

Explicação:

As ideias são as verdadeiras causas e princípio de identificação dos seres; o "mundo inteligível" é onde se ontem os conhecimentos verdadeiros

Espero ter ajudado e bons estudos ^^

Respondido por elamambretti
109

A alternativa que interpreta corretamente o pensamento de Platão:

d. As ideias são as verdadeiras causas e princípio de identificação dos seres; o “mundo inteligível” é onde se obtêm os conhecimentos verdadeiros.

Segundo Platão, o conhecimento humano é dividido em dois graus: o conhecimento sensível, particular, mutável e relativo; e o conhecimento inteligível, universal, imutável, absoluto, que ilumina o primeiro conhecimento, mas que dele não se pode derivar.

A diferença entre o conhecimento sensível, a opinião verdadeira e o conhecimento inteligível, racional em geral, está em que  o conhecimento sensível, embora verdadeiro, não sabe que o é, ao passo que o conhecimento inteligível, além de ser um conhecimento verdadeiro, sabe que o é, não podendo de modo algum ser substituído por um conhecimento diverso, errôneo.

Bons estudos!

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