(UFU, 2008 — adaptado) Movimentos e ONGs cidadãs têm se revelado estruturas capazes de desempenhar papéis que as estruturas formais, substantivas, não têm conseguido exercer enquanto estruturas estatais, oficiais, criadas com o objetivo e o fim de atender a área social. (GOHN, Maria da Glória. Teorias dos movimentos sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: Loyola, 1997, p. 303) A respeito do papel político dos novos movimentos sociais e das organizações não governamentais no contexto brasileiro e com base no conteúdo apresentado em Dica do Professor, marque a alternativa CORRETA:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta certa...
Explicação:
(A) Coube aos novos movimentos sociais, desde seu florescimento nos anos 1970, reforçar as práticas e estruturas de poder centralizadas em torno do Estado.
(B) Nenhuma das anteriores
(C) As bandeiras de luta defendidas pelos novos movimentos sociais, desde os anos 1970, limitam-se à problemática trabalhista e sindical.
(D) Em seus primórdios, na década de 1970, os novos movimentos sociais constituíram-se como uma extensão do aparato estatal na sociedade civil.
(E) Os novos movimentos sociais surgiram no Brasil em um contexto marcado pelo autoritarismo e pela exigüidade de espaços democráticos de participação política
Resposta:
Os novos movimentos sociais surgiram no Brasil em um contexto marcado pelo autoritarismo e pela exiguidade de espaços democráticos de participação política.
Explicação:
A restrição da liberdade e dos espaços democráticos de participação política pode propiciar a emergência de movimentos sociais.