(UFTM-2012) Os veículos automotivos que usam combustíveis fósseis são um dos principais responsáveis pela má qualidade do ar das grandes cidades e também contribuem para o aquecimento global além do gás carbônico CO2 produzido na combustão são formados os óxidos nitrosos que participam de reações secundárias com o ar formando ozônio O3 que causa irritação no sistema respiratório podendo levar a sérios problemas de redução da capacidade pulmonar a forma geométrica da molécula de gás carbônico e a polaridade da molécula de ozônio são respectivamente,
A) angular e polar
B) angular e apolar
C) linear e polar
D) linear e apolar
E) trigonal planar e apolar
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa C
Explicação:
Pede-se para determinar a forma geométrica do CO2. Sabendo que o carbono faz 4 ligações, desenhando a estrutura de Lewis, temos:
O = C = O
logo, geometria é linear.
No caso do ozônio, temos a seguinte estrutura:
O ← O = O
(lembrando que cada oxigênio possui 6 eletrons, no átomo central haverá um par de elétrons sobrando, o que irá conferir à molécula uma polaridade). A setinha quer dizer que temos uma ligação dativa.
Para saber se uma molécula é polar ou apolar, primeiro devemos olhar para o átomo central. Se houver par de eletrons disponíveis, então ela será polar. Se não houver, então olhamos para os átomos que estão ligados. Se forem todos iguais, então a molécula será apolar. Se houver pelo menos um diferente, então será polar.