(UFSM – RS) Leia o fragmento a seguir.
[...] a capoeira, a guardiã do jogo, da 7 brincadeira, do 1 faz de conta que 8 luta, mas joga com 3 o outro, que simula um 9 golpe e tira 4 o outro para dançar e que tem uma vinculação 5 étnica e racial com o percurso e o lugar da 2 negritude em nosso país, acabou, em algumas 6 escolas, ensinada sob o 10controle da 11esportivização, com regras e pontuações.
Fonte: Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, Volume 1, 2008, p.231. 13.
O substantivo que, formado com o auxílio de um sufixo, conota no fragmento um processo desvantajoso à prática da capoeira na escola é
(A)
brincadeira (ref. 7).
(B)
luta (ref. 8).
(C)
golpe (ref. 9).
(D)
controle (ref. 10).
(E)
esportivização (ref. 11).
Soluções para a tarefa
C. "golpe".
A citação desse termo "golpe" diante do contexto acima permite uma interpretação errônea do que é apresentado, nos fazendo ter uma visão de que a capoeira é algo violento, ou ainda,que pode causar graves impactos negativos aos praticantes.
Principalmente diante de um contexto escolar, como o que é tratado acima, essa atividade tem um peso ainda mais dotado de alerta, pelos perigos que podem causar às crianças.
Resposta:
(E)
Explicação:
O substantivo que, formado com o auxílio de um sufixo, conota no fragmento um processo desvantajoso à prática da
capoeira na escola é esportivização, que indica a limitação de uma prática mais complexa, a capoeira, a um esporte
simplesmente, excluindo outros aspectos, como o da capoeira como dança e jogo e os culturais.