(UFSM) Durante a segunda metade do século XIX, o Brasil experimentou um progresso jamais visto, quando houve a expansão da economia brasileira, apoiada pelo imperador D. Pedro II. Podem-se citar como razões desse progresso:I. a expansão da lavoura cafeeira e a implantação do sistema ferroviário. II. a introdução do trabalho livre do imigrante e o crescimento urbano. III. a solidificação do tráfico negreiro e os maciços investimentos do capital alemão. IV. a implantação da Lei de Terras e a dinamização das atividades industriais.
a) apenas II.
b) apenas III.
c) apenas I e III.
d) apenas I, II e IV.
e) I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta correta letra D
Explicação:
Na época do Segundo Reinado, D. Pedro II não se valeu do investimento do Império Alemão, e o tráfico negreiro também foi abolido nessa época, apesar de a escravidão só ter sido efetivamente extinta em 1888, no penúltimo ano do Império. Portanto, o tópico III é falso.
I é verdadeira, tendo o café se tornado o principal produto brasileiro de exportação (papel que continuar tendo ainda no Século XX), mais facilmente escoado por meio das ferrovias.
II é verdadeira, tendo o trabalho livre e a urbanização atuado no sentido de desenvolver o mercado interno no Brasil e melhorar indicadores sociais.
III é falsa, pois no período já se caminhava no sentido de suprimir a escravidão.
IV é verdadeira, tendo o Brasil vivido um processo "tímido" de industrialização, mas que acontecia, tornando o Brasil um pouco menos dependente da agricultura de exportação.
É correta a alternativa D.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/7477161