(UFSCar, 2003) A questão seguinte baseia-se no poema épico Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões, do qual se reproduzem, a seguir, três estrofes.
Mas um velho, de aspeito venerando, (= aspecto)
Que ficava nas praias, entre a gente,
Postos em nós os olhos, meneando
Três vezes a cabeça, descontente,
A voz pesada um pouco alevantando,
Que nós no mar ouvimos claramente,
C’um saber só de experiências feito,
Tais palavras tirou do experto peito:
“Ó glória de mandar, ó vã cobiça
Desta vaidade a quem chamamos Fama!
Ó fraudulento gosto, que se atiça
C’uma aura popular, que honra se chama!
Que castigo tamanho e que justiça
Fazes no peito vão que muito te ama!
Que mortes, que perigos, que tormentas,
Que crueldades neles experimentas!
Dura inquietação d’alma e da vida
Fonte de desamparos e adultérios,
Sagaz consumidora conhecida
De fazendas, de reinos e de impérios!
Chamam-te ilustre, chamam-te subida,
Sendo digna de infames vitupérios;
Chamam-te Fama e Glória soberana,
Nomes com quem se o povo néscio engana.”
Os versos de Camões foram retirados da passagem conhecida como O Velho do Restelo. Nela, o velho
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critica as navegações portuguesas por considerar que elas se baseiam na cobiça e na busca da fama.
belakawaii:
Correta
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Alternativa B) o Velho do Restelo a critica às navegações portuguesas por considerar que elas se baseiam na cobiça e busca de fama, o que é uma forma de Camões demonstram que haviam opiniões contrárias.
No poema épico Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões, há uma abordagem épica das Grandes Navegações Portuguesas, tal como os gregos fizeram-as com as obras A Ilíada e A Odisseia,
Camões cria uma jornada épica relatando os medos, anseios e conquistas dos navegadores portugueses; fazendo isso sobretudo de forma positiva, isto é, prestigiando os navegadores de seu país.
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