(UFSCar-2002) Selinho, sim, mas só para poucos Primeiro, Hebe Camargo, toda animada, pediu a Sílvio Santos um “selinho” (beijinho). Não ganhou: “Nem selinho, nem selo, nem selão”, ouviu dele, categórico. Em seguida, Gilberto Gil entrou no palco, de mão estendida para cumprimentá-lo. O que fez o apresentador? Disse “selinho”, esticou os lábios e zás - tascou um beijinho na boca do músico. A cena foi ao ar de madrugada, no encerramento do Teleton, a Maratona beneficente exibida pelo SBT. Gil ficou surpreso. Hebe fingiu brabeza e Sílvio riu muito. “Tirei uma onda, foi só uma bicotinha”, diz ele. “Tudo tem uma primeira vez”. ( Veja, 07.11.2001, pág. 101.) O vocabulário do texto mostra que o jornalista optou por uma expressão mais à vontade e informal. Essa opção pode ser comprovada pelo emprego de
Escolha uma:
a. “esticou” e “tascou”.
b. “categórico” e “tascou”.
c. “beijinho” e “encerramento”.
d. “toda animada” e “categórico”.
e. “encerramento” e “beneficente”.
Soluções para a tarefa
Respondido por
15
A opção por uma expressão mais à vontade e informal pode ser comprovada pelo emprego de:
a. “esticou” e “tascou”.
"Esticar os lábios" é uma maneira informal de expressar que o apresentador Silvio Santos acenou para o músico com a intenção de dar-lhe um beijo.
Já o termo "tascou" é uma expressão tipicamente brasileira para expressar um ataque, aplicar algo em alguém de modo inesperado. No caso, refere-se ao beijo dado no músico pelo apresentados sem este esperar.
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás