(UFSC) – Os regimes totalitários, que polarizaram a política européia no período entre- -guerras (1919-1939), apresentam muitos aspectos comuns, conservando cada um suas peculiaridades.
Coloque a soma dos aspectos que caracterizam o nazismo. 01) Ocorreu na Alemanha
02) Racismo
04) Anti-semitismo
08) Internacionalismo 16) Antimarxismo
32) Ocorreu na Itália Soma:
Soluções para a tarefa
Resposta:
01, 02, 04 e 16 são pontos que caracterizam o nazismo. Assim, a soma é 23.
Explicação:
01 - O nazismo foi um regime totalitário que teve como uma de suas bases, o ressentimento da população alemã após a definição do Tratado de Versalhes, que puniu o Estado Alemão - na época, República de Weimar - com severas sanções pela Primeira Guerra Mundial.
02 - Uma característica do nazismo é a ideologização acerca da superioridade de uma raça à outra. Segundo os ideólogos nazistas, os alemãs eram um povo superior aos demais. Tal ideologia é o arianismo. Os alemãs, segundo eles, eram arianos.
04 - O antissemitismo - ou seja, aversão a todo povo e cultura semitas (árabes e judeus) - foi um traço de muitos governos e ideologias europeias ao longo da história. Na Alemanha Nazista, o antissemitismo se deu pela ideologização racista já mencionada. No arianismo, os judeus estavam nas camadas mais baixas entre as raças. Assim, o judeu, durante o governo nazista foi considerado inferior.
16 - No sentido econômico, o nazismo era contrário ao modelo marxista, pois, segundo eles, a propriedade privada poderia ser prejudicada. Além disso, o marxismo estabeleceu o conceito de luta de classes. Tal ideia era totalmente inviável para os nazistas, visto que a sociedade nazista era baseada em raças superiores e dominantes sobre outras.