(UFSC) A figura representa dois pulsos de onda, inicialmente separados por 6,0 cm, propagando-se em um meio com velocidades iguais a 2,0 cm/s, em sentidos opostos.
Considerando a situação descrita, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S):
(01) Inicialmente as amplitudes dos pulsos são idênticas e iguais a 2,0 cm.
(02) Decorridos 8,0 segundos, os pulsos continuarão com a mesma velocidade e forma de onda, independentemente um do outro.
(04) Decorridos 2,0 segundos, haverá sobreposição dos pulsos e a amplitude será nula nesse instante.
(08) Decorridos 2,0 segundos, haverá sobreposição dos pulsos e a amplitude será máxima nesse instante e igual a 2,0 cm.
(16) Quando os pulsos se encontrarem, haverá interferência de um sobre o outro e não mais haverá propagação dos mesmos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1, 2 e 4 - corretas; 8 e 16 - erradas.
Explicação:
Antes e após qualquer interferência entre ondas, os pulsos continuam se propagando no meio em que estavam e com as mesmas características que possuíam antes de se encontrarem (velocidade, frequência, comprimento de onda e amplitude. Com isso, as proposições 1 e 2 são respondidas como corretas.
Decorridos 2 s, haverá sobreposição dos pulsos. As ondas deslocarão 4 cm. Se a distancia da crista até a sua base é de 1 cm, à 3 cm da base, a crista das ondas estará na mesma posição, porém em fases contrárias. Então, neste momento haverá uma interferência destrutiva e a amplitude resultante será nula. Sendo assim as proposições 4 e 8 se contradizem. A 8 está errada.
Neste mesmo raciocínio, a proposição 16 está errada pelo fato de afirmar que não haveria mais propagação em função da ocorrência da interferência entre pulsos. Como citado inicialmente, as mesmas características das ondas antes e após a interferência são mantidas.