(UFSC) A energia de ionização dos elementos químicos é uma propriedade, isto é, varia regularmente quando os mesmo estão dispostos num sistema em ordem crescente de seus atômicos. O gráfico, a seguir, mostra a variação de energia de ionização do 1° elétron, em diferentes átomos.
COM BASE NA ILUSTRAÇÃO, ASSINALE COM C (CERTO) E F (FALSO) AS PROPOSIÇÕES ADIANTE:
1) A carga nuclear é o único fator determinante da energia de ionização
2) Selecionando-se três átomos com maior dificuldade para formarem Cátions monovalentes, teríamos os átomos He, Li e Na.
3) O potássio é o metal que apresenta o menor potencial de ionização, entre os elementos apresentados
4) No intervalo Z = 3 a Z = 10, observa-se que o aumento da carga nuclear tende a aumentar a força da atração do elétron pelo Núcleo
5) Os elevados valores da energia de ionização para os gazes He, Ne e Ar são evidências de que "Camadas eletrônicas completas" são um arranjo estável.
6) considerando os elementos que formam um período da tabela periódica, a tendência da energia de ionização é diminuir com o aumento do número atômico
7) As menores energias de ionização correspondem aos metais alcalinos
Soluções para a tarefa
Olá,
a energia de ionização é a quantidade de energia que é necessário fornecer para um átomo no estado gasoso, de maneira que ocorra a remoção de elétrons da camada mais externa.
analisando as afirmativas:
(1) A carga nuclear é o único fator determinante da energia de ionização.
Falso, há outros fatores envolvidos como o tamanho do átomo, efeitos de blindagem eletrônica, a configuração eletrônica do átomo, visto que diferentes orbitais apresentam diferentes capacidades de blindagem dos elétrons, entre outros.
(2) Selecionando-se três átomos com maior dificuldade para formarem cátions monovalentes, teríamos os átomos de He, Li e Na.
falso, para o He, que é um gás nobre é verdadeiro, mas não para Li e Na que são metais alcalinos, e portanto tem baixas energias de ionização, formando cátions monovalentes facilmente.
(3) O potássio é o metal que apresenta o menor potencial de ionização, entre os elementos representados.
verdadeiro, K é o metal alcalino que ocupa o maior período dentre os elementos apresentados, quanto maior o período, maior o raio atômico e menor a energia de ionização; portanto ele possui o menor potencial de ionização.
(4) No intervalo Z = 3 a Z = 10, observa-se que o aumento da carga nuclear tende a aumentar a força de atração do elétron pelo núcleo.
verdadeiro, conforme aumenta o número atômico, aumenta também a energia de ionização, indicando que os elétrons ficam mais fortemente atraídos pelo núcleo, o que resulta em maiores energias de ionização.
(5) Os elevados valores da energia de ionização para os gases He, Ne e Ar são evidências de que "camadas eletrônicas completas" são um arranjo estável.
Verdadeiro, os gases nobres são os elementos mais estáveis da tabela periódica, pois possuem um octeto completo na camada de valência.
(6) Considerando os elementos que formam um período da tabela periódica, a tendência da energia de ionização é diminuir com o aumento do número atômico.
falso, pela figura, percebe-se que a tendência é de aumentar a energia de ionização conforme aumenta o número atômico para cada período.
(7) As menores energias de ionização correspondem aos metais alcalinos.
verdadeiro, os metais alcalinos apresentam as menores energias de ionização, é possível perceber pelo gráfico que os elementos Z= 3, 11, 19, todos metais alcalinos, têm baixos valores de EI.