História, perguntado por santospollyy1563, 1 ano atrás

(UFSC 2017)“Engenho e arte só comparável ao cinema”, anunciava a propaganda de revista, refletindo o entusiasmo provocado pelas novas tecnologias de comunicação que transformariam o século XX. A frase publicitária, publicada nos anos 1920, referia-se ao rádio – o que soa irônico para quem sabe que anos depois viria a televisão. Mas o rádio também foi uma revolução.BARBOSA, Marialva Carlos. Sintonizando seguiremos. Revista de História da Biblioteca Nacional, ano 9, n. 100, p. 84, jan. 2014. [Adaptado].Sobre o papel do rádio na história do Brasil, é correto afirmar que:1) quando se instituiu a ditadura do Estado Novo (1937-1945), o governo Vargas não enxergou a importância do rádio para sua comunicação, ao contrário do que faziam o nazismo e o fascismo na Europa.2) ao contrário da mídia impressa, que sofria com a censura imposta pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), durante a Era Vargas o rádio era visto como um espaço de liberdade, dedicado apenas ao entretenimento.4) apesar do impacto proporcionado pela sua chegada, até meados dos anos 1950 o rádio ainda era um “artigo de luxo” restrito a pequena parcela da elite econômica do Brasil.8) na chamada “Era de Ouro” do rádio, cantores tornavam-se “reis e rainhas da voz” em programas de auditório que reuniam milhares de pessoas.16) na música, o samba popularizou-se, consagrando inúmeros compositores e intérpretes, como Noel Rosa, Wilson Batista, Ari Barroso, entre outros.32) controlada por pessoas ligadas à União Democrática Nacional (UDN), a Rádio Nacional tornou-se, sobretudo nos anos 1940, um dos grandes instrumentos de oposição ao governo do presidente Getúlio Vargas.

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
13

1) quando se instituiu a ditadura do Estado Novo (1937-1945), o governo Vargas não enxergou a importância do rádio para sua comunicação, ao contrário do que faziam o nazismo e o fascismo na Europa.

Falso. Vargas foi um dos presidentes que melhor usou as mídias para sua comunicação. Através do rádio pintou sua imagem como pai do Brasil.


2) ao contrário da mídia impressa, que sofria com a censura imposta pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), durante a Era Vargas o rádio era visto como um espaço de liberdade, dedicado apenas ao entretenimento.

Falso. O Rádio era espaço de expansão de ideologias políticas, e foi utilizado, como já afirmado, por Getúlio Vargas.


4) apesar do impacto proporcionado pela sua chegada, até meados dos anos 1950 o rádio ainda era um “artigo de luxo” restrito a pequena parcela da elite econômica do Brasil.

Falso. Neste período o Rádio já estava bem popularizado no país.


8) na chamada “Era de Ouro” do rádio, cantores tornavam-se “reis e rainhas da voz” em programas de auditório que reuniam milhares de pessoas.

Correto. O rádio tinha função fundamental na política e no entretenimento, como tais concursos podem representar.


16) na música, o samba popularizou-se, consagrando inúmeros compositores e intérpretes, como Noel Rosa, Wilson Batista, Ari Barroso, entre outros.

Correto. Estes são alguns dos nomes que se popularizaram no período do auge do rádio no Brasil.


32) controlada por pessoas ligadas à União Democrática Nacional (UDN), a Rádio Nacional tornou-se, sobretudo nos anos 1940, um dos grandes instrumentos de oposição ao governo do presidente Getúlio Vargas.

Falso. Não havia essa relação descrita entre a UDN, a Rádio Nacional e a oposição à Getúlio Vargas.


SOMA: 8 + 16 = 24

Respondido por juscelino765
1

Resposta:

Resposta correta: letra D)  8 + 16 = 24

Explicação:

01. FALSA! Assim como faziam ditadores como Mussolini (Itália) e Hitler (Alemanha), Getúlio Vargas enxergou a importância do rádio como instrumento de propaganda política. Por conta dessa importância, criou, em 1939, o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP).

02. FALSA! Durante a Era Vargas, o rádio era utilizado como instrumento de propaganda e mobilização política. Por essa razão, o DIP foi responsável pela produção do programa radiofônico “Hora do Brasil”, que divulgava as realizações do governo.

04. FALSA! A popularização do rádio no decorrer das décadas de 1940 e 1950 tornou possível a sua utilização como ferramenta política, bem como para a consagração de muitos artista.

08. VERDADEIRA! O rádio se popularizou durante as décadas de 1940 e 1950 e o seu alcance na população era bastante amplo, tornando possível a consagração de cantores como “reis e rainhas” da voz.

16. VERDADEIRA! O amplo alcance do rádio durante a “Era de Ouro” permitiu a popularização de compositores e intérpretes do samba, como Noel Rosa e Ari Barroso.

32. FALSA! A União Democrática Nacional (UDN) foi fundada em meados da década de 1940, após o fim do Estado Novo. Somente nos anos 1950 o partido se tornou o principal opositor do governo democrático de Vargas (1951-1954).

Fonte AgoraVaiENEM

Perguntas interessantes