(UFSC 2017)As raças superiores têm um direito perante as raças inferiores. Há para elas um direito porque há um dever para elas. As raças superiores têm o dever de civilizar as inferiores [...]. Vós podeis negar; qualquer um pode negar que há mais justiça, mais ordem material e moral, mais equidade, mais virtudes sociais na África do Norte desde que a França a conquistou?FERRY, J. Discurso ao parlamento francês em 28 de julho de 1885. In: MESGRAVIS. L. A colonização da África e da Ásia. São Paulo: Atual, 1994, p. 14.Sobre o Imperialismo e o Neocolonialismo no continente africano no século XIX, é correto afirmar que:1) os países europeus procuraram justificar a dominação de outros povos com base em uma interpretação equivocada das teorias de Charles Darwin, adotando o que se chamou de darwinismo social.2) Leopoldo II, rei belga, constituiu uma sociedade privada comandada por ele para ocupar e administrar seus territórios na África. Isso se deu depois que o Parlamento da Bélgica não apoiou o desejo do rei de estabelecer um império colonial.4) os europeus, por conhecerem pouco os recursos naturais e a geografia africana, sucumbiram muitas vezes na tentativa de ocupar o continente, o que explica terem levado quase todo o século XIX para consolidar seu projeto neocolonial.8) estudos recentes têm levado em consideração o fato de que a resistência africana à invasão europeia no continente contribuiu para acelerar o processo de dominação através de intensas ações militares.16) a Conferência de Berlim foi realizada na Alemanha, entre 1884 e 1885, com a presença de algumas lideranças de diferentes etnias africanas que concordavam com as ações das nações europeias.32) muitas fronteiras foram criadas por meio de acordos diplomáticos entre os países europeus levando em consideração as divisões étnicas e culturais dos povos que ali viviam como estratégia para evitar possíveis conflitos entre os povos originários do continente.
Soluções para a tarefa
1) os países europeus procuraram justificar a dominação de outros povos com base em uma interpretação equivocada das teorias de Charles Darwin, adotando o que se chamou de darwinismo social.
Correto. As teorias de Darwin serviam para interpretar a biologia das espécies e seus desenvolvimentos. Os darwinistas sociais, todavia, faziam uso equivocado das produções darwinianas, indicando que a sociedade e não apenas as espécies, tinha graus de evolução.
2) Leopoldo II, rei belga, constituiu uma sociedade privada comandada por ele para ocupar e administrar seus territórios na África. Isso se deu depois que o Parlamento da Bélgica não apoiou o desejo do rei de estabelecer um império colonial.
Correto. Diante da oposição de parte do parlamento belga em participar do processo imperialista na África, Leopoldo II, rei do país, acabou empreendendo uma colonização de caráter privado no Congo, o que levou mais de 10 milhões de habitantes da região à morte.
4) os europeus, por conhecerem pouco os recursos naturais e a geografia africana, sucumbiram muitas vezes na tentativa de ocupar o continente, o que explica terem levado quase todo o século XIX para consolidar seu projeto neocolonial.
Falso. Os europeus conheciam bem a região e não sucumbiram, mas tiveram amplo sucesso e pouquíssimos fracassos no processo de ocupação da África.
8) estudos recentes têm levado em consideração o fato de que a resistência africana à invasão europeia no continente contribuiu para acelerar o processo de dominação através de intensas ações militares.
Correto. Por conta da resistência africana, os europeus acreditaram que seria necessário inserir maiores forças militares na região, o que causou um aceleramento da dominação.
16) a Conferência de Berlim foi realizada na Alemanha, entre 1884 e 1885, com a presença de algumas lideranças de diferentes etnias africanas que concordavam com as ações das nações europeias.
Falso. A Conferência de Berlim ocorreu sem que qualquer representante das áreas que estavam sendo divididas, fossem chamado para dar alguma parte.
32) muitas fronteiras foram criadas por meio de acordos diplomáticos entre os países europeus levando em consideração as divisões étnicas e culturais dos povos que ali viviam como estratégia para evitar possíveis conflitos entre os povos originários do continente.
Falso. As fronteiras não levaram em consideração os interesses dos africanos, mas apenas dos europeus.
abraços!
Resposta: 1), 2) e 8)
Explicação:
A somatória das alternativas corretas: 11