História, perguntado por ydadilaia4934, 1 ano atrás

(UFSC 2016)Sobre o Primeiro Reinado brasileiro (1822-1831), é CORRETO afirmar que:1) o rápido crescimento econômico do país após a independência, baseado na consolidação do café como principal produto nacional de exportação, garantiu a estabilidade política que caracterizou o reinado de D. Pedro I.2) ao estabelecer o sufrágio censitário, a primeira Constituição brasileira, promulgada em 1824, sustentava a tese liberal de que “todos os homens nascem livres e iguais”.4) a Confederação do Equador, que eclodiu no Nordeste em 1824, foi um movimento revolucionário de tendência liberal, separatista e republicana.8) a oposição interna contra D. Pedro I reduziu-se com a conquista da província Cisplatina, ocorrida após a guerra travada entre 1825 e 1828 que resultou na separação da República da Banda Oriental do Uruguai.16) após a ruptura definitiva com Portugal em setembro de 1822, grupos políticos alinhados com a Corte portuguesa resistiram ao comando de D. Pedro I em algumas províncias do império.

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
74

1) o rápido crescimento econômico do país após a independência, baseado na consolidação do café como principal produto nacional de exportação, garantiu a estabilidade política que caracterizou o reinado de D. Pedro I.

Falso. Não houve estabilidade política durante o governo de Dom Pedro I.


2) ao estabelecer o sufrágio censitário, a primeira Constituição brasileira, promulgada em 1824, sustentava a tese liberal de que “todos os homens nascem livres e iguais”.

Falso. Não há sustentação direta da tese de que todos os homens nascem livres e iguais, uma vez que só poderiam votar aqueles que tivessem dinheiro suficiente.


4) a Confederação do Equador, que eclodiu no Nordeste em 1824, foi um movimento revolucionário de tendência liberal, separatista e republicana.

Correto. A Confederação do Equador foi um movimento político de embate contra o modelo monarquista, visando a tendência liberal de sociedade e economia.


8) a oposição interna contra D. Pedro I reduziu-se com a conquista da província Cisplatina, ocorrida após a guerra travada entre 1825 e 1828 que resultou na separação da República da Banda Oriental do Uruguai.

Falso. A oposição aumentou, dado que a província foi perdida na guerra. Além disso, já havia oposição ao conflito também pelos gastos militares que poderiam ser gerados pela guerra.


16) após a ruptura definitiva com Portugal em setembro de 1822, grupos políticos alinhados com a Corte portuguesa resistiram ao comando de D. Pedro I em algumas províncias do império.

Correto. Havia oposição política contra Dom Pedro I por alguns membros da elite envolvidos diretamente com os negócios da Corte e que temiam perder seus privilégios com a independência.


Perguntas interessantes