Química, perguntado por vanenathy3460, 10 meses atrás

(UFSC 2016)Em abril de 2015, toneladas de carbonato de potássio foram apreendidas em Itapemirim (ES). O material, que seria utilizado em uma fábrica de chocolate, poderia estar contaminado e provocar danos graves à saúde. A carga estava em um tanque geralmente utilizado para transportar combustível e seria levada para a Região Nordeste. O carbonato de potássio é um sólido branco empregado na fabricação de sabão, vidro e porcelana e como agente tamponante na produção de hidromel e vinho.Disponível em: . [Adaptado]. Acesso em: 22 ago. 2015.Sobre o assunto tratado acima, é CORRETO afirmar que:1) o carbonato de potássio é um sal básico formado pela reação de neutralização entre o carbonato de cálcio e o hidróxido de potássio.2) o número de oxidação do átomo de carbono presente no carbonato de potássio é +2.4) a fórmula mínima do carbonato de potássio é K2CO3.8) o átomo neutro de potássio possui 19 prótons, ao passo que o íon K+ possui 18 elétrons.16) o átomo neutro de potássio apresenta dois elétrons na sua camada de valência.32) o íon carbonato é monovalente.64) para preparar 500 mL de solução aquosa contendo carbonato de potássio 0,0100 mol/L são necessários 691 mg de carbonato de potássio.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
13

Olá,

O carbonato de potássio é um composto orgânico (sua fórmula química será colocada em em 4) considerado um sal branco, sendo ele solúvel em água, mas não no álcool. Quando não é utilizado de maneira adequada e controlado segundo as normas da ANVISA, essa substância pode causar riscos à saúde humana.

4) K2CO3´é a fórmula mínima do potássio.

8) O íon K+ do potássio possui a quantidade de 18 elétrons, e por outro lado, 19 prótons é a quantidade relativa a seu átomo neutro.

64) Com 691 mg de carbonato de potássio é possível obter a quantidade de concentração 0,0100 mol/L, em 500 mL de uma solução aquosa.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes