Química, perguntado por Vittholanda5007, 10 meses atrás

(UFSC 2016)Ataque com arma química é registrado no norte do IraqueEstado Islâmico é acusado de ataque com gás mostarda, uma arma proibida.Fragmentos de bombas disparadas por militantes do Estado Islâmico contra combatentes curdos no norte do Iraque no início de agosto foram analisados em um campo militar dos Estados Unidos, revelando sinais de arma química – o gás mostarda. O gás mostarda é um agente químico asfixiante que, se for inalado, pode provocar a morte.O gás mostarda (III) foi sintetizado em 1860 por Frederick Guthrie a partir da reação entre os compostos I e II.Sobre o assunto tratado acima, é CORRETO afirmar que:1) o composto I é o eteno.2) a molécula II é polar.4) o composto VI é o ácido perclórico.8) cada uma das moléculas de III e de V apresenta quatro átomos de carbono secundários.16) nos compostos III e V, as cadeias carbônicas são classificadas como alifáticas, insaturadas e homogêneas.32) no composto II, o número de oxidação do átomo de enxofre é +2.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
2

Olá,

O gás mostarda, também conhecido como mostarda de enxofre e iperita, possui a nomenclatura IUPAC como 1-cloro-2-[(2-cloroetil)sulfanil]etano. Trata-se de um agente químico cuja fórmula é [Cl(CH2)2]2S e foi utilizado como arma militar, o que atualmente é estritamente proibido.

Com base nos esquemas propostos, podemos concluir que 1) é correto, pois ao analisarmos o composto I, verificamos que ele é eteno. Já em 2) percebemos que é uma afirmação verdadeira, pois a molécula II é realmente polar - também está correto. A última afirmação verdadeira é 32), porque o número de oxidação presente no átomo de enxofre é +2 no composto II.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes