Química, perguntado por meajudaporfavor5376, 1 ano atrás

(UFSC 2015)O benzoato de sódio é um conservante bactericida e fungicida utilizado na indústria de bebidas e alimentos. A utilização de benzoato de sódio é permitida pela legislação brasileira (ANVISA, RDC n. 05, de 15/01/2007), sendo a concentração máxima de 0,05 g/100 mL para bebidas não alcoólicas gaseificadas e não gaseificadas. Sua presença em bebidas e alimentos pode ser considerada uma fonte de consumo de sódio.Disponível em: [Adaptado] Acesso em: 15 ago. 2014.Sobre o assunto tratado acima, é CORRETO afirmar que:1) o composto I possui um átomo de hidrogênio ionizável e o composto II é o hidróxido de sódio.2) para obter 9,0 g de benzoato de sódio, são necessários 6,0 g do composto I.4) em uma garrafa contendo dois litros de refrigerante, a quantidade máxima permitida de benzoato de sódio é de um grama.8) o ponto de fusão do benzoato de sódio é menor do que o do composto I.16) o benzoato de sódio é um sal de ácido carboxílico obtido por meio de uma reação de neutralização.32) no benzoato de sódio, ocorre ligação covalente entre o átomo de oxigênio e o de sódio.64) o composto I é o ácido benzoico, cuja fórmula molecular é C7H6O2.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
7

Olá,

A indústria de alimentos utiliza em larga escala o benzoato de sódio para combater fungos e bactérias indesejáveis. Sabendo da sua utilidade e da regulamentação, ao analisarmos suas propriedades e o esquema apresentado, são verdadeiras as afirmações:

1) Hidróxido de sódio é o composto mostrado no composto II, enquanto que no composto I temos um átomo de hidrogênio ionizável.

4) Sabendo que a concentração máxima é de 0,05 g/100 mL, em 2L de refrigerante teremos 1g de benzoato de sódio.

16) O benzoato de sódio é obtido por meio de uma reação de neutralização. Além disso, também é considerado como sal ácido carboxílico.

64) No composto I temos o ácido benzoico.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes