Química, perguntado por Alessandro5780, 1 ano atrás

(UFSC 2015)A Organização Mundial de Saúde recomenda a ingestão de, no máximo, 2 g de sódio por dia, mas o brasileiro consome, em média, mais do que o dobro desta quantidade. O sódio está atrelado à regulação da pressão sanguínea e, em excesso, sobrecarrega o sistema circulatório, causando problemas renais e cardiovasculares. Apesar de o sal de cozinha (NaCℓ) ser a principal fonte de consumo de sódio, a presença deste elemento nos alimentos e bebidas industrializados vem crescendo e preocupando autoridades da área da saúde. Com isso, em 2011, um acordo que prevê a redução voluntária de níveis de sódio em alimentos processados vendidos em restaurantes e supermercados foi firmado com as Associações Brasileiras das Indústrias de Alimentos (Abia), de Massas Alimentícias (Abima), de Trigo (Abitrigo) e de Panificação e Confeitaria (Abip). Mas, segundo os dados de pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), diversos fabricantes de alimentos estão descumprindo o acordo para redução de sódio firmado com o governo em 2011.Disponível em: [Adaptado] Acesso em: 22 ago. 2014.Sobre o assunto tratado acima, é CORRETO afirmar que:1) o raio do átomo neutro de sódio é maior que o raio do átomo neutro de cloro.2) o raio do átomo neutro de sódio é maior que o raio do respectivo cátion.4) um indivíduo que consome dois pratos de feijoada contendo, no total, 11,7 g de cloreto de sódio estará ingerindo quantidade superior à recomendada para ingestão diária de sódio.8) ao adicionar sal de cozinha na água para cozimento de uma porção de macarrão, ocorre uma reação de oxirredução, na qual são produzidos sódio na forma metálica (reduzida) e cloro na forma de gás (Cℓ2).16) a configuração eletrônica do íon cloreto é 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6.32) o cloreto de sódio é um composto que por dissociação libera o cátion sódio e o ânion cloreto.64) o cloreto de sódio será mais solúvel em 200 mL de óleo de soja do que em 200 mL de uma bebida refrigerante.

Soluções para a tarefa

Respondido por LouiseSG
6

Olá, tudo bem?

Vamos analisar as afirmativas:

1) O raio do átomo neutro de sódio é maior que o raio do átomo neutro de cloro.

CORRETA - Na tabela periódica, o raio dos átomos aumentam da direita para a esquerda nos períodos, pois os elementos com menor carga nuclear possuem maior raio.

2) O raio do átomo neutro de sódio é maior que o raio do respectivo cátion.

CORRETA - O cátion é o átomo que perdeu elétron, portanto ocorre contração da camada de valência diminuindo seu raio.

4) Um indivíduo que consome dois pratos de feijoada contendo, no total, 11,7 g de cloreto de sódio estará ingerindo quantidade superior à recomendada para ingestão diária de sódio.

CORRETA - Considerando que:

58,5 g NaCl -------> 23 g Na

11,7 g NaCl ---------> x

x = 4,6 g de Na

A quantidade será mais que o dobro da quantidade recomendada (2 g).

8) Ao adicionar sal de cozinha na água para cozimento de uma porção de macarrão, ocorre uma reação de oxirredução, na qual são produzidos sódio na forma metálica (reduzida) e cloro na forma de gás (Cl₂).

ERRADA - Ocorrerá a dissociação iônica do sal: NaCl (s) → Na⁺(aq) + Cl⁻(aq)

1 6) A configuração eletrônica do íon cloreto é 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6

CORRETA - O íon cloreto apresenta um elétron a mais que o átomo de cloro, assim a distribuição eletrônica ocorre com 18 elétrons.

32) O cloreto de sódio é um composto que por dissociação libera o cátion sódio e o ânion cloreto.

CORRETA - A reação será: NaCl (s) → Na⁺(aq) + Cl⁻(aq)

64) O cloreto de sódio será mais solúvel em 200 mL de óleo de soja do que em 200 mL de uma bebida refrigerante.

INCORRETA - O cloreto de sódio é um composto iônico, portanto, se dissolverá melhor em compostos polares como o refrigerante do que no óleo que é apolar.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes