(UFSC 2011)Leia atentamente o trecho da obra de João Cabral de Melo Neto.Vou dizer todas as coisasque desde já posso verna vida desse meninoacabado de nascer:aprenderá a engatinharpor aí, com aratus*,aprenderá a caminharna lama, com goiamuns*,e a correr o ensinarãoos anfíbios caranguejos,pelo que será anfíbiocomo a gente daqui mesmo.* aratus e goiamuns – espécies de caranguejos. MELO NETO, João Cabral de. Morte e Vida Severina. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007. p. 127-128.Este trecho faz a previsão da vida futura de um menino que aprenderá a engatinhar e caminhar com aratus e goiamuns. Estes dois animais, assim como outras espécies de caranguejos, são representantes dos crustáceos. Assinale a(s) proposição(ões) correta(s).1) Os crustáceos pertencem a um filo que tem como principais características os apêndices articulados e a presença de um exoesqueleto.2) Entre os crustáceos, o número de patas e apêndices articulados é variável entre as diferentes espécies.4) No hábitat relacionado ao texto acima encontramos aratus e goiamuns, e também plantas com raízes respiratórias.8) Os crustáceos são animais que vivem exclusivamente em ambientes aquáticos, sejam marinhos ou de água doce.16) O exoesqueleto de alguns crustáceos pode ser impregnado de substâncias calcárias.32) O berçário dos goiamuns e aratus é rico em nutrientes trazidos pelos rios.64) Quando o autor fala dos anfíbios caranguejos quer dizer que anfíbios e caranguejos têm respiração branquial na fase larval da vida e pulmonar quando adultos.
Soluções para a tarefa
Olá!
Analisando o texto do enunciado e sabendo que os crustáceos são um extenso sub-filo de artrópodes, são fundamentalmente aquáticos e habitam no mar e na água doce.
Como quase todos os artrópodes, os crustáceos são caracterizados por terem um exoesqueleto articulado, consistindo principalmente de quitina, um carboidrato.
Possui alongamentos de apêndices que são as pernas e o número destas varia de acordo com a espécie.
Dessa forma as alternativas corretas são:
1) Os crustáceos pertencem a um filo que tem como principais características os apêndices articulados e a presença de um exoesqueleto.
2) Entre os crustáceos, o número de patas e apêndices articulados é variável entre as diferentes espécies.
4) No hábitat relacionado ao texto acima encontramos aratus e goiamuns, e também plantas com raízes respiratórias.
16) O exoesqueleto de alguns crustáceos pode ser impregnado de substâncias calcárias.
32) O berçário dos goiamuns e aratus é rico em nutrientes trazidos pelos rios.