Biologia, perguntado por dripalma1096, 11 meses atrás

(UFSC 2010)Enzimas convertem sangue de todos os tipos em sangue “O”.Um método capaz de transformar em “O” sangue dos tipos A, B e AB foi criado por uma equipe internacional de pesquisadores. A técnica pode pôr fim aos problemas de suprimento nos bancos de sangue, onde falta frequentemente o tipo O negativo o mais procurado, pois pode ser recebido por qualquer paciente. A compatibilidade é fundamental para a transfusão, pois esses antígenos podem reagir com anticorpos presentes no plasma e levar à morte em alguns casos. A equipe de Qiyong Liu, da empresa ZymeQuest (EUA), obteve enzimas capazes de remover da superfície dos glóbulos vermelhos as moléculas responsáveis pela reação imune. As enzimas foram desenvolvidas em laboratório a partir de proteínas produzidas por bactérias.Disponível em: Acesso em: 16. set. 2009. (Adaptado)Sobre esse assunto, é correto afirmar que:1) a incompatibilidade entre grupos sanguíneos deve-se a uma reação imunológica entre proteínas dissolvidas no plasma sanguíneo e moléculas presentes na membrana das hemácias.2) ao obter enzimas capazes de suprimir a reação imune, os cientistas podem alterar a herança genética das pessoas quanto ao tipo sanguíneo.4) a herança dos grupos sanguíneos do sistema ABO é determinada por um gene com alelos múltiplos (polialelia).8) existe um pequeno número de pessoas na população mundial que pode ser erroneamente classificado como pertencente ao grupo sanguíneo O (falso O), embora não possuam genótipo correspondente a esse grupo (fenótipo Bombaim).16) o sangue das pessoas que apresentam o tipo O recebe essa denominação pois não apresenta o antígeno A ou B (aglutinogênio A ou aglutinogênio B) nem as aglutininas anti-A ou anti-B.32) para cada fenótipo sanguíneo existente no sistema ABO só existe um genótipo possível que o determine.

Soluções para a tarefa

Respondido por gilmaasilva
46

Olá!

Analisando as alternativas temos que:

1) a incompatibilidade entre grupos sanguíneos deve-se a uma reação imunológica entre proteínas dissolvidas no plasma sanguíneo e moléculas presentes na membrana das hemácias. – Correta.

2) ao obter enzimas capazes de suprimir a reação imune, os cientistas podem alterar a herança genética das pessoas quanto ao tipo sanguíneo. – Errada: Alterações genéticas só podem ocorrer por mutações do matérial genético, não por enzimas

4) a herança dos grupos sanguíneos do sistema ABO é determinada por um gene com alelos múltiplos (polialelia). – Correta.

8) existe um pequeno número de pessoas na população mundial que pode ser erroneamente classificado como pertencente ao grupo sanguíneo O (falso O), embora não possuam genótipo correspondente a esse grupo (fenótipo Bombaim). Correta.

16) o sangue das pessoas que apresentam o tipo O recebe essa denominação pois não apresenta o antígeno A ou B (aglutinogênio A ou aglutinogênio B) nem as aglutininas anti-A ou anti-B. – Errada: Pessoas com o sangue do tipo O não possuem o antígeno A ou B, mas ainda assim apresentam aglutininas anti-A ou anti-B no plasma.

32) para cada fenótipo sanguíneo existente no sistema ABO só existe um genótipo possível que o determine. – Errada: Os fenótipo A e B podem ter dois genótipos

Perguntas interessantes