(UFRS) Em um experimento em que foram injetados aminoácidos radioativos em um animal, a observação de uma de suas células mostrou os seguintes resultados: após 3 minutos, a radioatividade estava localizada na organela X (demonstrando que a síntese de proteínas ocorria naquele local); após 20 minutos, a radioatividade passou a ser observada na organela Y; 90 minutos depois, verificou-se a presença de grânulos de secreção de radioativos, uma evidência de que as proteínas estavam próximas de serem exportadas. As organelas X e Y referidas no texto são, respectivamente,
a) a mitocôndria e o ribossomo
b) o retículo endoplasmático rugoso e o complexo golgiense
c) o complexo golgiense e o lisossomo
d) o centríolo e o retículo endoplasmático liso
e) o retículo endoplasmático liso e o retículo endoplasmático rugoso
Soluções para a tarefa
Resposta:
B
Explicação:
o retículo endoplasmático rugoso e o complexo golgiense
As organelas X e Y referidas no texto são, respectivamente:
B) o retículo endoplasmático rugoso e o complexo golgiense
O reticulo endoplasmático rugoso é a organela que produz e matura diversas proteínas dentro da célula ela está praticamente colada a carioteca justamente para facilitar a recepção de proteínas que foram produzidas no núcleo.
O complexo golgiense tem a função de englobar as proteínas e gorduras que vão ser expelidas em vesículas, essas vesículas irão proteger a integridade do produto que está contido.
Essas duas organelas estão presentes em grandes quantidades em células do tecido endócrino, como o pâncreas, testículos, ovários e suprarrenais.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/22276827