Biologia, perguntado por hilgenberg55, 11 meses atrás

(UFRRJ) Os sul-africanos estão atravessando uma grave crise na alimentação, causada pelo esgotamento do solo da região.Para minimizar o problema, a Universidade da Califórnia desenvolveu uma técnica para recuperar os solos esgotados, que consiste em plantar árvores de leguminosas em meio a lavouras de alimentos.

De que maneira essa técnica ajuda na recuperação do solo?

Soluções para a tarefa

Respondido por nicoIe
317
As leguminosas possuem bactérias simbiontes em suas raízes que fixam nitrogênio do ar. Uma parte desse nitrogênio fixado, fornecido à leguminosa, e o excesso é liberado no solo na forma de amônia, enriquecendo o solo e melhorando o desenvolvimento de outras plantas que não são leguminosas.
Respondido por benalves14
34

Resposta:

Explicação:Esta técnica consiste em preparar vários campos de cultivo por meio de leguminosas( soja, alface, ervilha etc. ) , plantas que abrigam em suas raízes bactérias fixadoras de nitrogênio do gênero Rhizobium. Após a decomposição dessa biomassa vegetal cultivada, os nutrientes tornam-se disponíveis no solo, fertilizando-o para cultivo de espécies não leguminosas.

O plantio de leguminosas e não leguminosas em períodos alternados em um campo costuma ser chamado de rotação de cultura.

Está técnica tem diversos benefícios, como o aumento da matéria orgânica no solo e a melhora da textura e da densidade da terra. Entretanto, o principal benéficio é o aumento da quantidade de nitrogênio disponível para as plantas. Portanto, é uma vantagem para a planta ter em suas raízes os rizóbios, que atuam como fornecedores microscópicos de fertilizante nitrogenados.

Perguntas interessantes