UFRRJ)os corantes utilizados para tingir tecidos possuem em suas estruturas um grupamento denominado cromóforo (representado nas figuras a seguir), ao qual, por sua vez, estão ligados diversos grupos funcionais (-oh, -nh,, - soz, etc.), denominados auxocromos. estes grupamentos, além de influenciar na cor, são responsáveis pela fixação do corante no tecido, através de interações quimicas entre as fibras e o próprio corante. no caso do algodão, tais interacões se dão com as hidroxilas livres da celulose e podem ser de dois tipos: no primeiro, mais barato, o corante é simplesmente adicionado ao tecido (figura 1) e, no segundo, mais caro, é provocada uma reação entre a fibra e o corante (figura 2).
a) Quais os tipos de ligações químicas que ocorrem entre as fibras e os corantes em cada caso?
b) Explique por que os tecidos de algodão tingidos pelo segundo processo (Figura 2) desbotam menos quan- do são usados, lavados e expostos ao sol do que os tingidos pelo primeiro processo.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
27
Resposta:
a) No primeiro caso há ligações do tipo ponte de hidrogênio e no segundo há do tipo ligação covalente.
b)No segundo caso, a ligação covalente é mais forte que a ligação de hidrogênio.
Respondido por
8
Resposta:
a) No caso representado pela Figura 1 ocorre formação de ligação hidrogênio. Já no caso representado pela Figura 2 ocorre a formação de ligação covalente.
b) A ligação covalente é mais forte que a ligação hidrogênio.
Explicação:
Perguntas interessantes