ENEM, perguntado por paulabellez3593, 1 ano atrás

UFRN Gerações sucessivas de bactérias da espécie Escherichia coli foram cultivadas num meio cuja única fonte de nitrogênio era o isótopo 15 N, o qual se incorporou nas moléculas de DNA. Posteriormente, essas bactérias foram transferidas para um novo meio, onde existia o 14 N como única forma de nitrogênio. Em relação ao experimento, pode-se prever que, nesse novo meio, a) ao final da 1ª geração, serão formadas moléculas de DNA apenas com 15 N e moléculas apenas com 14 N; b) ao término da 1ª geração, todas as moléculas de DNA apresentarão apenas 14 N incor- porado; c) ao término da 2ª geração, cerca de 1/4 do DNA será híbrido, sendo o restante não- híbrido; d) ao final da 2ª geração, cada molécula híbrida de DNA formará duas moléculas, sendo uma híbrida e outra não;

Soluções para a tarefa

Respondido por bryanavs
3

Em relação ao experimento, pode-se prever que nesse novo meio, encontraremos o que se resulta da duplicação semiconservativa do material genético.

Vamos aos dados/resoluções:

É de conhecimento público que existam três modelos para como os organismos poderiam replicar seu DNA: semi conservativo, conservativo e dispersivo.

E com isso, o modelo  semi conservativo, no qual cada fita de DNA serve de modelo para fazer uma nova fita, complementar, parecia o mais plausível, com base na estrutura do DNA.

Os modelos foram testados por Meselson e Stahl, que marcaram o DNA de bactérias, por várias gerações, usando isótopos de nitrogênio.

Pelo padrão das marcas de DNA que eles viram, Meselson e Stahl confirmaram que o DNA se replica semiconservatimente.

espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)

Perguntas interessantes