Física, perguntado por Kikado, 9 meses atrás

(Ufrn)A figura a seguir mostra um corte vertical de uma escavação feita no Oriente Médio. Os pontos assinalados representam restos de típicos homens de Neandertal que foram ali depositados há dezenas de milhares de anos. Com o passar do tempo, camadas de sedimento foram cobrindo as sepulturas e, dessa forma, vários sepultamentos foram feitos, praticamente uns sobre os outros.

Da figura, é possível obter-se a profundidade de cada sepultamento. Suponha que os restos mais profundos encontrados sejam da época em que a espécie Neandertal típica surgiu na Terra (isto é, há cerca de 70.000 anos) e os restos mais superficiais correspondam aos últimos seres dessa espécie (que viveram há cerca de 30.000 anos).

Com base nisso e nos dados da figura, é possível estimar que, no intervalo de tempo entre o primeiro e o último sepultamento, a taxa média com que ocorreu a deposição de sedimentos nessa região foi cerca de

a) 2,50 metros a cada 10.000 anos.

b) 2,25 metros a cada 10.000 anos.

c) 0,75 metro a cada 10.000 anos.

d) 1,25 metro a cada 10.000 anos.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por andre19santos
9

A taxa média com que ocorreu a deposição de sedimentos nessa região foi cerca de 1,25 metro a cada 10.000 anos.

Pela figura, podemos ver que o sepultamento mais antigo (70 mil anos atrás) está enterrado a uma profundidade de 9 metros enquanto que o sepultamento mais recente (30 mil anos atrás) está enterrado a uma profundidade de 4 metros.

Logo, temos que no intervalo de 40 mil anos, a diferença entre as profundidades foi de 5 metros, dessa forma, podemos calcular a taxa média com que ocorreu a deposição de sedimentos nessa região. Para isso, basta fazer:

5 metros/4 . 10 mil anos = 1,25 metro/10 mil anos

Resposta: D

Perguntas interessantes