Geografia, perguntado por manualdasgarota, 1 ano atrás

(Ufrn 2013) O Sudão, maior país da África, enfrentou uma guerra civil que começou na década de 1950, devido à rivalidade entre os árabes muçulmanos – grupo
majoritário no norte do país – e a população negra do sul do país, onde os cristãos e os animistas são maioria. No dia 8 de julho de 2011, a divisão do país foi efetivada. A população do Sudão do Sul celebrou a sua independência, resultado de um referendo realizado no início do mesmo ano.
A situação do Sudão ilustra a dinâmica que diz respeito à delimitação territorial de países africanos e à persistência de conflitos existentes em suas fronteiras.

Soluções para a tarefa

Respondido por luiz0
37
eles ficam em conflito nas fronteiras pela disputa de agua
De maneira geral, esses conflitos são desencadeados por países que buscam ampliar seus domínios territoriais, resgatar territórios que historicamente já lhes pertenceram, dominar territórios que possuem grade importância estratégico-militar ou que sejam ricos em recursos naturais.


cassianeiff: A instabilidade das fronteiras dos países africanos está relacionada com os processos de colonização e independência política. No período da colonização, vários grupos étnicos ficaram sob o domínio de uma metrópole europeia (ou país europeu), contrariando a organização social até então existente. A partir das independências que ocorreram pós-segunda guerra mundial, os países mantiveram as fronteiras herdadas do colonialismo, que, ao serem traçadas, não respeitaram as diferenças e as particularid
Respondido por biaford
2

Resposta:

Explicação:

A maioria das fronteiras desse continente mantém a divisão estabelecida pelos colonizadores europeus durante o século XIX e essa divisão territorial aglutinou diversas nações no mesmo território. Portanto, muitos países africanos têm conflitos envolvendo o choque de interesses de grupos étnicos diferentes que habitam o mesmo Estado. Mesmo após os processos de independência dos países africanos, as divisões territoriais foram mantidas.

Perguntas interessantes