Geografia, perguntado por juanpablo825, 1 ano atrás

(UFRN, 2013)O Sudão, maior país da África, enfrentou uma guerra civil que começou na década de 1950, devido à riva­lidade entre os árabes muçulmanos - grupo majori­tário no norte do país - e a população negra do sul do país, onde os cristãos e os animistas são maioria. No dia 8 de julho de 2011, a divisão do país foi efe­tivada. A população do Sudão do Sul celebrou a sua independência, resultado de um referendo realizado no início do mesmo ano. A situação do Sudão ilustra a dinâmica que diz respeito à delimitação territo­rial de países africanos e à persistência de conflitos existentes em suas fronteiras. Em relação ao conti­nente africano, explique por que alguns países con­tinuam a enfrentar problemas de instabilidade em suas fronteiras.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
32
Olá!

Pode-se afirmar que existem alguns motivos pelos quais alguns países africanos continuam a enfrentar instabilidades em suas fronteiras.

Nesse sentido, existem diversos problemas históricos associados a resgates de territórios que uma vez já pertenceram a estes países, o que ainda hoje geram conflitos pela disputa do domíno dos mesmos.

Além disso, sabe-se que existe sempre uma disputa em relação aos recursos naturais, que cada vez são mais escassos (como a água, por exemplo).


Espero ter ajudado, bons estudos!
Respondido por nellycampos
2

Resposta:

A maioria das fronteiras desse continente mantém a divisão estabelecida pelos colonizadores europeus durante o século XIX e essa divisão territorial aglutinou diversas nações no mesmo território. Portanto, muitos países africanos têm conflitos envolvendo o choque de interesses de grupos étnicos diferentes que habitam o mesmo Estado. Mesmo após os processos de independência dos países africanos, as divisões territoriais foram mantidas

Explicação:

plurall confia

Perguntas interessantes