(UFRN, 2013, adaptada)
Letramento
[...] O termo letramento, no sentido atribuído pelos estudos científicos hoje, faz referência a algo que é mais amplo e mais complexo do que aquilo que chamamos usualmente de alfabetização no Brasil; em outras palavras, faz referência a práticas relacionadas à leitura e à escrita que são próprias de cada sociedade, de cada grupo social e de cada época, de cada momento histórico. Ou seja, diferentes sociedades e diferentes grupos sociais, em um mesmo momento histórico, podem estar associados a diferentes práticas e eventos de letramento, o que também ocorre, em uma mesma sociedade, em diferentes momentos históricos.
Dessa forma, pensando as sociedades contemporâneas letradas (ou seja, que fazem uso da escrita), não podemos dizer que uma sociedade é mais letrada que a outra, podemos pensar em letramentos diversos; em gêneros do discurso também diversos que terão, nessas sociedades, maior ou menor importância; em diferentes valores associados à escrita e ao domínio da escrita; em uma diversidade de eventos (situações de interação) mediados pela escrita, os quais podem se diferenciar de uma sociedade para outra.[...] Para discutirmos um pouco mais as questões relativas a letramento(s), vamos conversar um pouco aqui sobre o filme Central do Brasil [...] Interessam-nos os primeiros minutos do filme, quando a personagem de Fernanda Montenegro (Dora) escreve as cartas ditadas por pessoas diversas que circulam pela Central do Brasil. Como se percebe logo no início do filme, muitas dessas pessoas são migrantes, vindos principalmente do Nordeste do Brasil e de Minas Gerais, regiões distantes onde esses migrantes deixaram parte de sua família e amigos, com os quais se comunicam principalmente por carta. Apesar de o filme ter sido lançado em 1998, é importante anotar que ele retrata uma realidade ainda bastante presente, pois muitos indivíduos que circulam pela Central do Brasil, ainda hoje, procuram por pessoas como Dora, para registrar em suas cartas aquilo que desejam dizer e para endereçá-las para seus amigos distantes.
Podemos dizer que as pessoas que procuram por esses escribas são iletradas? Ou que são analfabetas? Vamos pensar sobre uma e outra coisa. Podemos dizer que são analfabetas aquelas que não têm o domínio do código, portanto, não conseguem realizar a codificação e decodificação de palavras ou frases. Podemos até pensar, em níveis de alfabetismo, seguindo, por exemplo, a classificação do INAF, porém não podemos dizer que esses sujeitos são iletrados.
Porque não podemos dizer que são iletrados? Observando as cenas iniciais do filme, percebemos que os sujeitos ditam as cartas e o fazem de maneira apropriada ao gênero no que se refere à escolha de palavras, de frases; levam em conta o seu interlocutor; demonstram conhecimento do gênero dessa situação de interação com seus familiares ou amigos. Vejam como começam com uma saudação, com um vocativo: Querido..., seu Zé Amaro..., Jesus..., Dalva...; portanto, ainda que não dominem o código, eles fazem de alguma forma uso social da escrita, no caso, da escrita do gênero carta (ou seja, interagem com seus familiares e amigos por meio desse gênero, que se materializa pela escrita); logo, não são iletrados.
SILVEIRA, A. P. K.; ROHLING, N.; RODRIGUES, R.H. A análise dialógica dos gêneros do discurso e os estudos de letramento: glossário para leitores iniciantes. Florianópolis: DIOESC, 2012, p. 69-70. [Adaptado]
O texto apresenta uma concepção de letramento que destaca:
a) a dimensão plural do conceito de letramento, uma vez que são inúmeras e diferentes as práticas de letramento dos grupos sociais.
b)que o uso social da escrita é insuficiente para considerar-se um indivíduo letrado.
c)a necessidade da alfabetização, uma vez que esta garante ao sujeito a participação em qualquer evento de letramento.
d) a medição do letramento em níveis tal qual se faz com a alfabetização.
e)a equivalência entre as concepções de letramento e de alfabetização.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
a) a dimensão plural do conceito de letramento, uma vez que são inúmeras e diferentes as práticas de letramento dos grupos sociais.
Perguntas interessantes
Física,
11 meses atrás
Artes,
11 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás