UFRJ)Redes sociais e redes empresariaisNo mundo globalizado, a mobilidade das pessoas e das empresas tende a aumentar. Essa mobilidade depende de redes que se estabelecem entre distintas localizações. Os gráficos a seguir mostram a distribuição de empresas e de pessoas originárias do Brasil nas diversas regiões do mundo.Fonte: Miioreconíntco.2009 MRE. 2009a)Explique o papel do Estadc na e*zansão das redes empresariais brasileirasna América do Sul.b)Relacione o pape. zss -eceseis com o grande percentual de brasileirosresidentes nos Estados Unidos.2.
Soluções para a tarefa
Olá, tudo bem?
Segue abaixo a resposta da questão
a) As redes empresariais que justificam a mobilidade das empresas brasileiras depende de ação do Estado, pois este tenta promover acordos internacionais para acelerar o crescimento nacional, já que o Brasil encontra-se entre uma das potências regionais da América do Sul. Assim, são estabelecidos acordos, preferências aduaneiras, políticas financeiras de favorecimento de mobilidade, entre outros.
b) Os fluxos estabelecidos entre os migrantes e as comunidades servem para facilitar a inserção do imigrante no país de destino, como inclusão no mercado de trabalho, informações, sociabilidade.
Espero ter ajudado!
Resposta:
a) O estabelecimento das redes empresariais que explicam a mobilidade das empresas brasileiras depende em grande parte da ação do Estado. Como o Brasil está emergindo como potência regional na América do Sul, existe um empenho por parte do Estado brasileiro em promover acordos comerciais, uniões aduaneiras e uma política financeira que favoreça a mobilidade das empresas brasileiras na América do Sul, tais como acordos preferenciais no Mercosul, financiamentos do BNDES e acordos diplomáticos multilaterais. Como economia emergente, o Brasil vem aumentando sua importância e influência na América do Sul.
b) As redes sociais se estabelecem entre os migrantes e suas comunidades nacionais e regionais de origem, atuando na orientação dos fluxos e facilitando a inserção dos imigrantes (mercado de trabalho, informações, sociabilidade, etc.) no país de destino.