História, perguntado por CarolWierman3983, 10 meses atrás

Ufrgs em 1942, o governo brasileiro decretou estado de guerra contra alemanha e italia, enviando em 1944, tropas para o continente europeu. Com relaçao a participação brasileira na segunda guerra mundial, é correto afirmar que

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
394

As alternativas são:

A)  

a experiência da Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), foi decisiva para o sucesso da expedição brasileira.

B)  

a tomada de Monte Castello, na Itália, foi a principal conquista militar realizada pelos pracinhas da FEB.

C)  

o Brasil, durante o período em que permaneceu neutro em relação aos conflitos, não permitiu a instalação de bases militares norte-americanas em seu território.

D)  

a participação do Brasil na guerra, contra os regimes nazifascistas, estava em consonância com a forma de governo democrática assumida por Getúlio Vargas, desde 1937.

E)  

a participação do Brasil junto aos aliados concedeu ao país um assento permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.

É correta a alternativa B.

A FEB (Força Expedicionária Brasileira), assim como a FAB (Força Aérea Brasileira, criada durante a Segunda Guerra) atuaram como forças auxiliares às iniciativas americanas na Itália (que foi o primeiro país do Eixo a ser derrotado durante a Segunda Guerra), tendo colaborado para a vitória aliada naquele país, sendo a Batalha de Monte Castelo a maior batalha daquela guerra da qual o Brasil participou.

Houve, inclusive, na ocasião o caso da defesa heroica de três soldados da FEB perante o exército alemão (que reforçava a Itália), enterrados, pelos próprios alemães, como bravos combatentes e herois brasileiros.

Respondido por juscelino765
175

Resposta:

Resposta correta: letra B - a tomada de Monte Castello, na Itália, foi a principal conquista militar realizada pelos pracinhas da FEB.

Explicação:

A questão trata da participação brasileira na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), iniciada em 1942 após o decreto de estado guerra contra a Alemanha e a Itália. Em 1944, o Brasil enviou tropas ao continente europeu. A alternativa “a” encontra-se incorreta na medida em que é difícil inferir se o sucesso – se é que esse existe – da participação brasileira na primeira guerra tenha sido decisivo para a participação do Brasil na segunda guerra. Na realidade, circunstâncias conjunturais da política interna e externa fizeram com que o Brasil tomasse a decisão de ir à guerra. A alternativa “c” está incorreta, pois o Brasil permitiu a instalação de bases norte-americanas – temporárias – em território nacional. A alternativa “d” também está incorreta, pois, na realidade, muito se questionou a contradição do Brasil apoiar as democracias ocidentais durante a Guerra, tendo em vista que as feições do Estado Novo encontravam-se mais próximas aos regimes nazi-fascistas. A alternativa “e” é inválida na medida em que o Brasil não foi favorecido com um assento permanente no Conselho de Segurança nos arranjos do pós-guerra. Por fim, a alternativa correta é a “b”, tendo em vista que, de fato, a tomada do Monte de Castelo na Itália representa o principal triunfo realizado pela FEB (Força Expedicionária Brasileira) durante sua atuação na Itália durante o conflito.

Fonte AgoraVaiENEM

Perguntas interessantes