História, perguntado por alanizaxel1797, 11 meses atrás

(UFRGS/2019) Leia o trecho a seguir. [...] empreendimentos que elegem certos espaços da cidade, considerados centralidades, e que os transformam em áreas de investimentos públicos e privados [...] culminam na valorização imobiliária, implicando a instalação de comércios com mercadorias acessíveis às classes sociais mais altas e a impossibilidade de permanência de moradores com menores recursos financeiros, que assim são substituídos por moradores com maior poder aquisitivo, o que resulta na elitização do local. O segmento trata do conceito de (A) conturbação. (B) gentrificação. (C) metropolização. (D) urbanização. (E) espoliação.

Soluções para a tarefa

Respondido por brunomoreto
109

Resposta:

B) Gentrificação

Explicação:

Respondido por heloisagoncalves745
1

A gentrificação é o processo em que espaços das cidades passam a receber investimentos públicos e privados em prol de sua transformação estrutural e ideológica. Alternativa B.

Como ocorre o processo de gentrificação?

O processo de gentrificação acompanha a intensificação da urbanização das cidades, onde áreas tradicionalmente mais pobres ou medianas começam a ser gradativamente transformadas por meio de mudanças de aspectos estruturais e ideológicos que visam abarcar a moradia e o comércio de um público mais refinado.

Desde os tempos coloniais, a gentrificação é vista no Brasil, a exemplo dos contextos da vinda da corte portuguesa para o país, ocasião de despejo de muitas famílias cariocas, cujas casas seriam transformadas em espaços culturais ou remodeladas para que e corte morasse em locais confortáveis, ou seja, trata-se de um processo prejudicial e que desvaloriza as camadas sociais mais pobres.

Mais sobre o processo de gentrificação: brainly.com.br/tarefa/47155871

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes