(UFRGS 2017)Na sua narrativa da Guerra do Peloponeso, Tucídides assim relata as práticas funerais atenienses.“Desse cortejo participam livremente cidadãos e estrangeiros; e as mulheres da família estão presentes, ao túmulo, fazendo ouvir sua lamentação. Depositam-se, em seguida, os despojos no monumento público, situado na mais bela avenida da cidade, e onde as vítimas de guerra são sempre sepultadas – à exceção dos mortos de Maratona: a estes, considerando-se seu mérito excepcional, concedeu-se sepultura no próprio lugar da batalha. Uma vez que a terra recobre os mortos, um homem escolhido pela pólis, reputado por distinguir-se intelectualmente e gozar de alta estima, pronuncia em sua honra um elogio apropriado; depois disto, todos se retiram. Assim têm lugar esses funerais; e, durante toda a guerra, quando era o caso, aplicava-se o costume”.Citado em LORAUX, N. A invenção de Atenas. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994. p. 39.Assinale a alternativa correta a respeito da história da antiguidade grega, a partir do texto apresentado.A) Os ritos funerais na Grécia antiga eram cerimônias religiosas, destinadas apenas a conduzir ao paraíso os heróis mortos.B) Os metecos, participantes das práticas funerais, formavam parte do demos ateniense e possuíam os mesmos direitos políticos que os cidadãos da pólis.C) Todos os soldados atenienses mortos nos confrontos com Esparta, em razão do grande mérito de seus feitos, eram sepultados no próprio lugar da batalha.D) A cena descrita, ocorrida na democracia ateniense, indica o valor dado aos cidadãos mais eloquentes da cidade.E) A realização de um discurso fúnebre por alguém escolhido na massa de cidadãos de Atenas revela o caráter secundário e improvisado da cerimônia.
Soluções para a tarefa
A) Os ritos funerais na Grécia antiga eram cerimônias religiosas, destinadas apenas a conduzir ao paraíso os heróis mortos.
Falso. Como o texto demonstra, o ritual não era direcionado apenas à dirigir os indivíduos ao paraíso, mas também para expor seu status social.
B) Os metecos, participantes das práticas funerais, formavam parte do demos ateniense e possuíam os mesmos direitos políticos que os cidadãos da pólis.
Falso. Os metecos, ainda que participassem do processo, como exposto pelo texto, não eram parte da sociedade de cidadãos atenienses.
C) Todos os soldados atenienses mortos nos confrontos com Esparta, em razão do grande mérito de seus feitos, eram sepultados no próprio lugar da batalha.
Falso. Apenas recebiam tal tratamento os soldados de Maratona, assim como afirma o texto.
D) A cena descrita, ocorrida na democracia ateniense, indica o valor dado aos cidadãos mais eloquentes da cidade.
Correto. Os cidadãos mais importantes é que recebiam homenagens, mas também ofereciam-nas, como o texto indica: "um homem escolhido pela pólis".
E) A realização de um discurso fúnebre por alguém escolhido na massa de cidadãos de Atenas revela o caráter secundário e improvisado da cerimônia.
Falso. A escolha do orador revela não um improviso, mas uma organização.
abraços!
LETRA D
O ritual fúnebre descrito no texto é coerente com a ideia de valorização dos cidadãos na democracia ateniense, pois a cerimônia é revestida de caráter público, de reverência à memória do falecido e de simbologias que atestam sua importância para a pólis.