(UFRGS 2017)Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.As penas das aves são formações epidérmicas e têm diferentes funções, como a proteção do corpo, a impermeabilização da pele e a manutenção da temperatura corporal. Aves como os ........ espalham a secreção gordurosa da ........ sobre as penas, impermeabilizando-as.A) pinguins – glândula de salB) pardais – cloacaC) patos – cutículaD) cisnes – glândula uropigianaE) pelicanos – caixa torácica
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a Letra D.
A glândula uropigiana é uma estrutura localizada na porção caudal de algumas aves e produz uma secreção gordurosa que ajuda na impermeabilização das penas das aves, que usam o bico para realizar o processo de espalhamento. Além disso, essa gordura ajuda na lubrificação do bico e termorregulação.
Um exemplo de aves que realizam essa atividade são os cisnes.
Resposta:
1. d) Da moela
2. d) Cisnes – Glândula Uropigiana
Explicação:
1 - A moela faz parte do sistema digestório de vários animais vertebrados, incluindo aves. Essa estrutura é um compartimento muito muscularizado do tubo digestório, onde, com a ajuda de pequenas pedras e areia, ou dentículos da própria região, dependendo do animal em questão, os alimentos são triturados. Seu funcionamento básico consiste em contrações musculares, que esfregam as suas superfícies cuticulares uma contra a outra, atritando o alimento com pequenas pedras previamente ingeridas e contra a cutícula da moela. Assim dessa forma, os artefatos eram "envelhecidos" devido à ação da moela sobre o objeto.
2 - As aves apresentam a glândula uropigiana que sintetiza uma gordura que é transferida para o corpo da ave através do bico. Isso é importante, pois, caso a ave se molhe as asas não ficam pesadas com excesso de água, já que estão impermeabilizadas pela gordura produzida por essa glândula.
Classroom