(UFRGS/2015) O período da cham ada República Populista (1945-1964) foi marcado por uma série de crises políticas, das quais o golpe preventivo, realizado pelo m arechal Henrique Lott, em novembro de 1955, é um exemplo. O principal objetivo desse golpe era
a) afastar o presidente Jânio Quadros e instaurar um a ditadura m ilitar no país.
b) garantir a posse do presidente eleito Juscelino Kubitschek, hostilizado pelos setores conservadores da sociedade civil e das Forças Armadas.
c) derrubar o vice-presidente João Goulart e substituí-lo por um político m ais próximo à ala conservadora das Forças Armadas.
d) prevenir um a possível vitória do Partido Com unista Brasileiro nas eleições de 1955.
e) substituir o presidente Juscelino Kubitschek por Carlos Lacerda, candidato vitorioso no pleito daquele ano.
Soluções para a tarefa
De acordo com o enunciado, compreende-se que a alternativa correta é a letra B.
A República Populista é um importante marco na história do Brasil, uma vez que nessa época houve a separação das ditaduras que foram implementadas no país durante o século XX.
O período durou de 1945 a 1964, com a inserção de 10 presidentes eleitos diretamente, assim como interinos. Desse período houve o processo de inserção de industrialização no Brasil, deixando de lado, o processo agrário adotado nos anos anteriores.
O nome populista se deu por conta da época vivida por grandes personalidades da época, que tinham carisma e eram simpáticos com a sociedade, utilizando desses artifícios para realizar manobras em seus mandatos.
Espero ter ajudado!
Resposta correta - Alternativa letra B - garantir a posse do presidente eleito Juscelino Kubitschek, hostilizado pelos setores conservadores da sociedade civil e das Forças Armadas.
Explicação:
A alternativa “a” encontra-se incorreta, dado que Jânio Quadros venceu as eleições de 1960, não tendo sido candidato nas eleições de outubro de 1955.
Igualmente incorreta, a alternativa “d” ignora que o PCB estava na ilegalidade desde 1947.
A alternativa “e” também está incorreta, pois o candidato vitorioso nas eleições de 1955 foi Juscelino Kubitschek.
As eleições de 1955 elegeram Juscelino (PSD) para presidente e João Goulart (PTB) para vice-presidente (lembrando que, naquele período, as eleições para presidente e vice-presidente ocorriam separadamente). Considerando que JK recebeu 35% dos votos - naquele período não existia segundo turno -, a UDN de Carlos Lacerda passou a se articular com setores das Forças Armadas e com o presidente Café Filho - que havia assumido após o suicídio de Vargas - para impedir a posse de JK e de João Goulart. Contudo, o Marechal Henrique Lott, que era o ministro da Guerra e tinha perfil legalista, protagonizou o que ficou conhecido como “golpe preventivo”, garantido a posse de Juscelino como presidente da República.