(UFPR) Leia o poema abaixo:
"Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,
Que vive de guardar alheio gado;
De tosco trato, de expressões grosseiro,
Dos frios gelado e dos sóis queimado.
Tenho próprio casal e nele assisto
Dá-me vinho, legume, fruta, azeite;
Das brancas ovelhinhas tiro o leite,
E mais as finas lās, de que me visto.
Graças, Marília bela,
Graças à minha Estrela!”
O texto tem traços que caracterizam o período literário ao qual pertence.
Uma qualidade patente nesta estrofe é:
a) o bucolismo;
b) o misticismo;
c) o nacionalismo;
d) o regionalismo;
e) o indianismo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra A
Explicação:
As alternativas B, C, D e E não fazem relação com a estética árcade, uma vez que o misticismo só surge na temática literária em meados do século XIX, e não há características de predomínio nacionalista. Ademais, no poema, há a presença do convencionalismo amoroso, aspecto presente na literatura árcade e o eu lírico não aprofunda uma descrição de uma região específica, tampouco explora sobre o tema indianista. Com isso, percebemos que a letra A aborda sobre a qualidade do bucolismo, que consiste na referência ao ambiente campestre e na simplicidade da vida no campo, mas que pode proporcionar a felicidade pelos pequenos momentos.
A alternativa correta é a letra A, uma vez que o período literário pertencente ao texto da questão é o Arcadismo e o bucolismo faz parte de uma das características desse movimento literário. O texto traz esta característica por ela ser configurada como a valorização da vida no campo, isto é, uma descrição do ambiente campestre e que apesar de ser simples proporciona alegria e é mais tranquila devido o contato com a natureza.
Além disso, outras características do Arcadismo é a objetividade, a idealização da mulher amada, o Carpe Diem, o Fugere urbem, o Universalismo, a Aurea Mediocritas.
Espero ter ajudado !
Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/4174954