História, perguntado por ruelle, 3 meses atrás

(UFPR) Durante o Estado Novo (1937-1945) os periódicos acabaram sendo obrigados a reproduzir os discursos oficiais, a dar ampla divulgação às inaugurações, a enfatizar as notícias dos atos do governo, a publicar fotos de Vargas (...).
Havia intima relação entre censura e propaganda.
(CAPELATO, MH. Multidões em cena. SP: Unesp, 2009, 2ª ed., p. 86).

Por que o governo desse período deu tanta importância ao controle dos meios de comunicação? Quais tipos de infor- mação e conteúdo eram censurados pelo governo do Estado Novo nos meios de comunicação?​

Soluções para a tarefa

Respondido por erickm5
3

O governo do Estado Novo dava extrema importância ao controle dos meios de comunicação porque queria centralizar a maneira com a qual as notícias eram divulgadas.

Eram censuradas quaisquer tipo de informações em jornais, livros, filmes e radiodifusão, que pudessem ser conflitantes com uma visão positiva dos rumos governamentais.

Compreendendo a censura do Estado Novo

Durante o Estado Novo, o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) era responsável por fiscalizar o que era veiculado a respeito das mudanças implementadas pelo novo regime de governo.

Todas as manifestações culturais que pudessem atingir as massas eram fiscalizadas pelo DIP, e seria censuradas em caso de inconformidade com as diretrizes do governo.

Uma das maiores responsabilidades do DIP era zelar por uma "boa imagem" do Brasil, tanto para os brasileiros como para os estrangeiros no exterior. Para isso, o DIP também envolveu-se com o turismo, consolidando-se como uma das instituições mais presentes e abrangentes do período do Estado Novo.

Saiba mais sobre o Estado Novo em https://brainly.com.br/tarefa/29030813

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes