(Ufpr 2012) “O século XVIII constitui um marco importante para a história do pensamento ocidental e para o surgimento da sociologia. As transformações econômicas, políticas e culturais que se aceleram a partir dessa época colocarão problemas inéditos para os homens que experimentavam as mudanças que ocorriam no ocidente europeu.” (FERNANDES, Florestan. A herança intelectual da Sociologia. In: FORACHI, M. M.; MARTINS, J. S. Sociologia e Sociedade: Leituras de Introdução à Sociologia. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1977. p. 11.) Que realidades daquela época passaram a formar um problema e um objeto da Sociologia?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A partir do século XVIII a burguesia passa a ter maior poder econômico e reivindicar a limitação do poder estatal, para que se tenha uma noção do quanto o Estado irá interferir nos negócios. Ainda, esse é o século das Revoluções Burguesas, como a Independência dos EUA e Revolução Francesa.
A partir do domínio do capital, vem a industrialização, que modifica ainda mais os paradigmas sociais do trabalho e da mão de obra, além dos meios de produção.
Resposta:
Explicação:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
A Sociologia está relacionada ao processo de modernização e às mudanças provocadas pela revolução científico-tecnológica, que denominamos Revolução Industrial. Esse processo de modernização é caracterizado pelo surgimento de uma sociedade urbana, industrial, racionalista, capitalista e laica, que marca profundamente a organização social, alterando-a por completo, criando novas formas de organização e causando modificações culturais duradouras, que perduram até os dias atuais. Tudo isso gerou um novo sistema de estratificação social e modificou as relações sociais, que passaram a ser objeto de estudo da Sociologia.