Filosofia, perguntado por BRUT0, 1 ano atrás

(Ufpr 2011) Com base na citação abaixo e em outras informações presentes na mesma obra, explique de que modo, para Rousseau, o estado de natureza ajuda a compreender a origem da desigualdade entre os homens.
“(...) não constitui empreendimento trivial separar o que há de original e de artificial na natureza atual do homem, e conhecer com exatidão um estado que não mais existe, que talvez nunca tenha existido, que provavelmente jamais existirá, e sobre o qual se tem, contudo, a necessidade de alcançar noções exatas para bem julgar de nosso estado presente.”
“Estendi-me desse modo sobre a suposição dessa condição primitiva porque, devendo destruir antigos erros e preconceitos inveterados, achei que devia pulverizá-los até a raiz e mostrar, no quadro do verdadeiro estado de natureza, como a desigualdade, mesmo natural, está longe de ter nesse estado tanta realidade e influência quanto pretendem nossos escritores.
(ROUSSEAU, J-J. “Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens”. Trad. Lourdes Santos Machado. Col. Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1999.)

Soluções para a tarefa

Respondido por HenriqueDomiciano
19
Jean Jacques Rousseau, filósofo iluminista e contratualista francês retrata como foco principal de sua obra: "Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens", publicada no século XVIII, o início da desigualdade entre os homens. Primeiramente, Rousseau retrata que o homem tem um estado de natureza bom, Bon Sauvage, é que é a vida em sociedade, principalmente, a fundação da propriedade privada inicia um processo de corrupção humana e de fundamentação da desigualdade. É a partir da fundação da propriedade privada que Rousseau baseia seu argumento, que a desigualdade se inicia quando há a alguns que tomam para si aquilo que era de todos, assim obtendo vantagens e iniciando um processo de desbalanceamento. O estado de natureza e fundamental para compreender Rousseau, pois ele baseia p estado de natureza humano em um ponto onde todos são bons e iguais enquanto a quebra com este estado é o que gera a desigualdade.
Perguntas interessantes