Geografia, perguntado por wellingtondasil6780, 1 ano atrás

(Ufpel-RS) Um dos maiores reservatórios subterrâneos de água doce do mundo ocupa uma área de oitocentos e quarenta mil quilômetros quadrados, nos subsolos do Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina. Os quatro países começaram recentemente um processo de mapeamento desse depósito denominado Aquífero Guarani - em homenagem aos povos indígenas que viveram nessa região -, visando elaborar um projeto de proteção ambiental e manejo sustentável. Com base nas informações anteriores e em seus conhecimentos, analise as afirmativas sobre o Aquífero Guarani.I. A reposição do reservatório dá-se de forma natural pelas águas da chuva, por isso pode ser totalmente explorado, sem a preocupação de que o recurso se esgote.II. A pureza de suas águas é ameaçada pelo uso de adubos e defensivos agrícolas, que se infiltram principalmente no solo do Brasil.III. Cerca de 70% de sua extensão está localizada no Brasil, abrangendo quase a área total do país, o que propicia o melhor uso de suas águas pelos brasileiros.IV. Durante milênios, águas da superfície foram se infil­trando na rocha, graças à permeabilidade do arenito, até inundar grande extensão da camada impermeá­vel e formar, assim, um imenso reservatório.Estão corretas apenas:a) II e IV. c) II e III. e) I e IV.b) I, II e III. d) I, III e IV.o

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
11

Sobre o Aquífero Guarani:

Estão corretas: a) II e IV.

I. Incorreto. A reposição do reservatório dá-se de forma natural pelas águas da chuva, por isso pode ser totalmente explorado, sem a preocupação de que o recurso se esgote.

II. Correto. A pureza de suas águas é ameaçada pelo uso de adubos e defensivos agrícolas, que se infiltram principalmente no solo do Brasil.

III. Incorreto. Cerca de 70% de sua extensão está localizada no Brasil, abrangendo quase a área total do país, o que propicia o melhor uso de suas águas pelos brasileiros.

IV. Correto. Durante milênios, águas da superfície foram se infiltrando na rocha, graças à permeabilidade do arenito, até inundar grande extensão da camada impermeável e formar, assim, um imenso reservatório.

Aquíferos são corpos rochosos com propriedades de armazenar e transmitir as águas subterrâneas.

As águas subterrâneas são realimentadas pelas infiltrações de águas de cuja origem dependem do estado atmosférico. Essas águas fluem lentamente pelos poros e ou fissuras intercomunicantes das rochas, armazenando-se em reservatórios subterrâneos ou alimentando os rios, lagos e nascentes durante os períodos sem chuvas.

São recursos esgotáveis, se passarem a extrair mais água do que os aquíferos podem fornecer.

Os fertilizantes e defensivos agrícolas são lançados nas lavouras e posteriormente arrastados com a água das chuvas para o leito dos rios ou se infiltram no solo, indo para os lençóis freáticos e mananciais.

O Aquífero Guarani é a principal reserva subterrânea de água doce da América do Sul e um dos maiores sistemas aquíferos do mundo e localiza-se no Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Aproximadamente 65% desse total está localizado no território brasileiro.

A formação do espaço poroso do Aquífero Guarani é muito antiga. É uma sucessão de camadas de arenito, intercaladas com camadas mais argilosas, depositadas em um intervalo de mais de 100 milhões de anos, com porosidades e permeabilidades muito variáveis e que ao longo do tempo, receberam água da chuva, que lentamente foram se infiltrando pela rocha, preenchendo os seus espaços vazios.

Bons estudos!

Perguntas interessantes