(UFPEL) “A natureza faz o corpo do escravo e do homem livre diferentes. O escravo tem corpo forte, adaptado para a atividade servil, o homem livre tem corpo ereto, inadequado para tais trabalhos, porém apto para a vida do cidadão. Na cidade bem constituída, os cidadãos devem viver executando trabalhos braçais (artesãos) ou fazendo negócios (comerciantes). Estes tipos de vida são ignóbeis e incompatíveis com as qualidades morais. Tampouco devem ser agricultores os aspirantes à cidadania. Isso porque o ócio é indispensável ao desenvolvimento das
qualidades morais e à prática das atividades políticas.”
(ARISTÓTELES (384–322 a.C.). “Política” [Adapt.])
Esta ideologia foi produzida na (o):
a) Período Homérico e manifesta o pensamento burguês em relação a todas as classes sociais.
b) Império Romano e apresenta resquícios nas discriminações étnicas vigentes nos Estados Unidos da América.
c) Antiga Grécia e reflete o preconceito - em relação às atividades manuais - também presente ao longo da história da sociedade brasileira.
d) Período Arcaico, em Atenas, quando era necessário estabelecer legitimações para as expansões colonialistas modernas.
preciso do porque a letra C é a certa e porque as outras alternativas estão erradas
Soluções para a tarefa
Respondido por
130
Resposta: C
a - Aristóteles não vive no período Homérico (não havia nascido), além disso, o conceito de burguesia sequer existia na época, e, obviamente, muito menos o conceito de pensamento burguês.
b - Aristóteles não viveu no Império Romano, e muito menos herdou coisas dos EUA, que não foi descoberto ainda.
d - Aristóteles não viveu no período Arcaico (não havia nascido), além disso, as expansões colonialistas modernas, por serem modernas, já não aconteceram no período Arcaico, portanto, não há o que legitimar.
Espero ter ajudado.
Respondido por
38
c) Antiga Grécia e reflete o preconceito - em relação às atividades manuais - também presente ao longo da história da sociedade brasileira.
Perguntas interessantes