(UFPE)
O Brasil Escapou da Superpopulação
O país já teve taxa de fecundidade de nação africana – 5,8 filhos por mulher, em 1970. Se essa taxa se mantivesse, a população hoje seria de 300 milhões de habitantes. Como essa taxa caiu para 1,8 filho por mulher, a população atual é de 193 milhões. [...]
(REVISTA VEJA. São Paulo: Ed. Abril, a. 43, n. 27, p. 97, 7 jul. 2010.)
A taxa de fecundidade é um dos fatores da dinâmica populacional e reflete várias tendências da sociedade brasileira e mesmo mundial. Escolha a alternativa correta sobre a demografia e sua dinâmica:
a) O crescimento da população mundial sempre causou polêmicas. No século XVIII, Thomas Malthus já alertava sobre a falta de alimentos para uma população mundial que cresceria descontroladamente e divulgou a sua teoria demográfica. Essa teoria não foi mais utilizada, uma vez que a produção de alimentos atende a toda a população mundial.
b) O custo de formação do indivíduo é maior nos países desenvolvidos em razão da necessidade de dar educação mais completa, de maior quantidade de roupas, material escolar, aparelhos eletrônicos e proibição de trabalho para menores. Tudo isso pode levar a um aumento da taxa de natalidade.
c) O superpovoamento é sempre relativo e se altera com as mudanças econômicas, sociais e tecnológicas. Os países mais desenvolvidos foram os primeiros a terem suas taxas de natalidade em declínio, e um aumento da expectativa de vida, seguidos de imediato pelos países mais pobres.
d) Quando a taxa de fecundidade de um país é muito baixa (inferior a 2,1%), compromete a reposição da população que morre, ocorrendo, muitas vezes, falta de mão de obra e levando a um incentivo às migrações.
e) A dinâmica demográfica dos homens pode ser explicada somente pelos mecanismos naturais, desconsiderando os mecanismos culturais e econômicos de regulação.
Soluções para a tarefa
Resposta: Letra D
Explicação: a) Falso – apesar da teoria de Malthus ter se tornado obsoleta, ainda existem muitos teóricos e, inclusive, governantes que aplicam suas ideias. Ela é muito utilizada, apesar das frequentes contestações, para explicar as causas da fome no mundo.
b) Falso – ao contrário, os investimentos na formação e o aumento dos custos na formação de uma pessoa nos países desenvolvidos proporcionaram a redução dos índices de natalidade.
c) Falso – nessa alternativa, há um emprego errado da expressão “superpovoamento”, colocada como se fosse sinônimo de “muitos habitantes”. Na verdade, superpovoamento é uma expressão utilizada para designar condições de pobreza, fome e marginalidade da população.
d) Verdadeiro – esse problema vem sendo observado em países desenvolvidos, que necessitam de mão de obra estrangeira para preencher determinados setores do mercado de trabalho, isso se deve aos baixíssimos índices de natalidade.
e) Falso – A cultura e economia estão diretamente ligadas aos fatores demográficos, sendo impossível separar a população das dinâmicas econômicas e culturais.