(UFPE) Assinale a alternativa em que o autor NÃO utiliza prosopopeia/personificação. * a) “A luminosidade sorria no ar: exatamente isto. Era um suspiro do mundo.” (Clarice Lispector) b) “As palavras não nascem amarradas, elas saltam, se beijam, se dissolvem…” (Drummond) c) “Quando essa não-palavra morde a isca, alguma coisa se escreveu.” (Clarice Lispector) d) “A poesia vai à esquina comprar jornal”. (Ferreira Gullar) e) “Meu nome é Severino, Não tenho o
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa e: “Meu nome é Severino, Não tenho outro de pia”. (João Cabral de Melo Neto)
Explicação:
A palavra “nome” foi omitida pelo fato de já ter sido utiliza na primeira oração. Caso não fosse omitida, soaria de forma repetitiva: “Meu nome é Severino, Não tenho outro nome de pia”. A omissão de uma palavra já utilizada na mensagem é característica da figura de linguagem conhecida como zeugma.
A prosopopeia, por sua vez, caracteriza-se por atribuir capacidades humanas a seres irracionais, tal como constatamos nas restantes alternativas: a) “a luminosidade sorria”, b) "as palavras se beijam”, c) “essa não-palavra morde” e d) “a poesia vai comprar jornal”.
Resposta:
letra E,
“Meu nome é Severino, Não tenho outro de pia”. (João Cabral de Melo Neto)
Explicação: