(UFPE adaptada) Lagostas, caranguejos, e outros crustáceos têm um exoesqueleto rígido, composto por quitina e sais minerais. A fim de crescer com o máximo de eficiência, presume-se que o: * 0 pontos animal abandona o esqueleto periodicamente, aumenta de tamanho e tem seu novo exoesqueleto endurecido gradativamente. animal não cresce. Portanto, trata-se de um ser vivo de crescimento limitado. animal livra-se do esqueleto apenas ao atingir a fase adulta. exoesqueleto ao nascer é demasiadamente grande para o animal, que cresce até preenchê-lo. exoesqueleto estica-se com o crescimento do animal.
Soluções para a tarefa
Resposta:Em zoologia, chama-se exoesqueleto à cutícula resistente, mas flexível, que cobre o corpo de muitos animais e protistas, fornecendo proteção para os órgãos internos, suporte para os músculos e evita também a perda de água. As asas e outros apêndices dos artrópodes são formadas por expansões do exoesqueleto.
Entre os mais conhecidos animais que possuem exoesqueleto estão os artrópodes, aqueles animais que têm pés articulados, entre eles temos: as aranhas, os insetos, escorpiões, lagostas e caranguejos. Alguns moluscos, corais e outros organismos aquáticos, como os briozoários possuem o exoesqueleto.
Além do mais, animais como corais e outros organismos aquáticos são sésseis e precisam de um exoesqueleto mais leve, para que eles possam se movimentar e escapar de predadores.
Espero ter ajudado!
Se gostou classifique como a melhor resposta.
Explicação:O exoesqueleto, ou cutícula, é uma estrutura rígida e espessada presente em alguns animais, como os artrópodes característica que define esse grupo e seu sucesso com a função de sustentação externa, ponto de apoio a músculos e revestimento. Essa estrutura, embora seja rígida, é fina e maleável nas articulações dos artrópodes, possibilitando, assim, seus movimentos.
O exoesqueleto pode também projetar estruturas, como é o caso das cerdas. Essas são estruturas quitinosas semelhantes a pelos circulares com grande variedade de formas e funções. Um exemplo disso são alguns receptores sensoriais de artrópodes.