(Ufpe-2003) As feitorias portuguesas no Novo Mundo foram formas de assegurar, aos conquistadores, as terras descobertas. Sobre essas feitorias, é correto afirmar que:
a) a feitoria foi uma forma de colonização, empregada por portugueses na África, na Ásia e no
Brasil, com pleno êxito para a atividade agrícola. b) as feitorias substituíram as capitanias hereditárias durante o Governo Geral de Mem de Sá,
como proposta mais moderna de administração colonial.
c) as feitorias foram estabelecimentos fundados por portugueses no litoral das terras
conquistadas e serviam para armazenamento de produtos da terra, que deveriam seguir para o mercado europeu. d) tanto as feitorias portuguesas fundadas ao longo do litoral brasileiro quanto as fundadas nas Índias tinham idêntico caráter: a presença do Estado português e a ausência de interesses de particulares. e) o êxito das feitorias afastou a presença de corsários franceses e estimulou a criação das
capitanias hereditárias.
Soluções para a tarefa
Respondido por
180
Letra C. As feitorias eram uma espécie de armazém localizado no litoral brasileiro (a localização era para facilitar o acesso e o carregamento aos navios), onde os portugueses armazenavam a madeira que seria levado para a Europa.
Respondido por
168
A é falsa, foram majoritariamente empregadas na África e tinham como objetivo ser um ponto de comércio facilitado entre portugueses e nativos.
B é falsa, com o Governo Geral, Mem de Sá, que não criou feitorias, reorganizou a administração colonial brasileira.
C é verdadeira, de modo que de lá os produtos seguiam para serem vendidas no mercado internacional.
D é falsa, os interesses particulares estavam fortemente misturados com as feitorias.
E é falsa, foi justamente o fracasso do projeto e a presença dos corsários que fez com que o projeto das Capitanias Hereditárias fosse abandonado.
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás