História, perguntado por kauefut0112, 8 meses atrás

(UFPB) O cangaço foi uma das mais fortes manifestações de banditismo rural no Brasil. Sua persistência no imaginário cultural brasileiro atesta a força de seu impacto e explica a passionalidade com que ainda são, frequentemente, vistos os seus grandes símbolos, ora tratados como heróis ora como vilões.

Sobre esse fenômeno social, assinale com V a(s) proposição(ões) verdadeira(s) e, com F, a(s) falsa(s):

( ) O cangaço ocorreu no Nordeste brasileiro, principalmente no semiárido, entre os fins do século XIX e início dos anos quarenta do século XX, e teve, como seus representantes mais famosos, os casais Corisco e Dadá, Lampião e Maria Bonita.
( ) O tipo social do cangaceiro originou-se, predominantemente, da prática dos latifundiários de manterem jagunços (cabras), em caráter permanente ou temporário, para seu serviço de defesa armada, repressão social, saques e tocaias.
( ) Os chamados grupos autônomos de cangaço mantinham relações ambíguas com os coronéis: ora se aliavam ora entravam em conflito, a exemplo do ataque de Lampião à cidade de Sousa, na Paraíba, que fez o Coronel Zé Pereira deixar de cobertar o cangaceiro para expulsá-lo de sua região.
( ) Os relatos de atrocidades como vingança, ostentação de poder e impiedade em castigos, execuções e massacres constituem frequentes descrições das ações dos angaceiros e fundamentam sua fama de fortes e de bandidos.
( ) A importância do cangaço como estereótipo nordestino e brasileiro pode ser testada pela força do cinema nacional, de repercussão internacional, a exemplo de O cangaceiro (1953), de Lima Barreto, e Deus e o diabo na terra do sol (1964), de Glauber Rocha.

A sequência correta é:Leitura Avançada
(2 Pontos)
a)V F V F V
b)V V F V V
c)F F V F F
d)V V V V V
e)F V F V F

Soluções para a tarefa

Respondido por KawanyKVB
3

Resposta:

Alternativa D-) V V V V V

Explicação:

Perguntas interessantes