História, perguntado por marymartins756, 1 ano atrás

(UFPB 2008)Observe, a seguir, uma imagem européia, do século XII, mostrando um cruzado em luta com um muçulmano, representado com traços ani­malescos. Os árabes também viam os cristãos como selvagens, a exemplo das palavras de um soldado muçulmano: “os europeus são animais que possuem as virtudes da coragem e da luta, mas nada mais”.(CRAWFORD, Paul. Deadly Give and Take, Christian History, n. 74, 2002, p. 19).A respeito das Cruzadas, analise as afirmativas a seguir:I. Os árabes conquistaram Jerusalém em 638, construindo um dos seus locais mais sagrados, a mesquita no Monte do Templo. Nos séculos seguintes, muçulmanos, cristãos e judeus conviveram em razoável harmonia, situação alterada em 1071, quando os turcos (muçulmanos, mas não árabes) tomaram a cidade e massacraram cristãos e judeus. Considera-se esse fato como uma das causas imediatas das Cruzadas.II. As Cruzadas foram um movimento bastante impopular entre os camponeses e outros indivíduos pobres na Europa. As pessoas eram obrigadas a juntarem-se aos exércitos, abandonando suas famílias e correndo o risco de que suas terras fossem tomadas pelos nobres. Por outro lado, os reis europeus também foram contrários às Cruzadas, porque percebiam nelas uma fonte de fortalecimento do poder do Papa.III. As Cruzadas, embora não tenham alcançado seu objetivo principal (a conquista da Terra Santa), trouxeram consideráveis conseqüências para a Europa. As cidades comerciais italianas alcançaram uma grande riqueza, transportando cruzados e peregrinos para a Palestina. A Igreja Católica também se fortaleceu, pois utilizou os cruzados para combater as heresias dentro da própria Europa.Está(ão) correta(s) apenas:A) IIIB) I e IIIC) II e IIID) IE) II

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
18

Olá!


I. Os árabes conquistaram Jerusalém em 638, construindo um dos seus locais mais sagrados, a mesquita no Monte do Templo. Nos séculos seguintes, muçulmanos, cristãos e judeus conviveram em razoável harmonia, situação alterada em 1071, quando os turcos (muçulmanos, mas não árabes) tomaram a cidade e massacraram cristãos e judeus. Considera-se esse fato como uma das causas imediatas das Cruzadas.

Correto. Os árabes haviam tomado Jerusalém após um período de cerco em 638 d. C. Durante o período que seguiu, apesar dos problemas, foi possível que os povos que ali habitavam, vivessem em paz. Quando, em 1071, no entanto, os turcos tomaram a cidade, foram mortos cristãos e judeus, sem piedade.



II. As Cruzadas foram um movimento bastante impopular entre os camponeses e outros indivíduos pobres na Europa. As pessoas eram obrigadas a juntarem-se aos exércitos, abandonando suas famílias e correndo o risco de que suas terras fossem tomadas pelos nobres. Por outro lado, os reis europeus também foram contrários às Cruzadas, porque percebiam nelas uma fonte de fortalecimento do poder do Papa.

Falso. As Cruzadas eram combatidas pelos nobres e tinham apoio dos reis que viam nelas uma chance de ampliar suas riquezas de maneira notável, dado que os saques feitos no trajeto eram grandiosos.


III. As Cruzadas, embora não tenham alcançado seu objetivo principal (a conquista da Terra Santa), trouxeram consideráveis conseqüências para a Europa. As cidades comerciais italianas alcançaram uma grande riqueza, transportando cruzados e peregrinos para a Palestina. A Igreja Católica também se fortaleceu, pois utilizou os cruzados para combater as heresias dentro da própria Europa.

Correto. As Cruzadas não resultaram no que deveriam ter resultado de acordo com os interesses iniciais de tomada de Jerusalém, mas acabaram fomentando, sim, novas rotas comerciais e ideias, que passariam a circular pela Europa.


Está correta a letra B) I e III.

Respondido por joaopedromuniz56
0

Resposta: B) I E III

Explicação: :3 não tem, mas pode confiar

Perguntas interessantes