História, perguntado por lucasdurazzo191, 10 meses atrás

(UFPB 2008)A imagem, abaixo, reproduz um ajuntamento de negros e mestiços.Ajuntamentos semelhantes ao da gravura tornaram-se freqüentes na cidade de Salvador-Capitania da Bahia, nos fins do século XVIII e primeiras décadas do século XIX. Em 1798, eclodia a Conjuração Baiana contra o governo metropolitano português instalado na capitania, envolvendo segmentos sociais subalternos. Sobre a Conjuração Baiana, é INCORRETO afirmar:A) A Conjuração Baiana, comparada à Inconfidência Mineira, guarda semelhanças e diferenças: os dois movimentos defendiam a criação de uma república, mas, enquanto os inconfidentes de Vila Rica omitiram-se em relação à escravidão, os de Salvador propunham a sua abolição.B) A Conjuração Baiana também ficou conhecida como Revolta dos Alfaiates, porque teve como participantes: artesãos e pequenos comerciantes, tais como alfaiates, além de soldados, religiosos, intelectuais e outros integrantes das camadas populares.C) O movimento de 1798 demonstrou que, apesar do controle ideológico exercido pela metrópole portuguesa sobre a sua Colônia americana, o Brasil não ficou imune às cor­rentes liberais de pensamento em circula­ção, naquele momento, na Europa e nos Estados Unidos.D) A revolta baiana foi um movimento restrito apenas aos escravos e seus descendentes, que mantinham contactos freqüentes com os ex-escravos do Haiti, após a revolta destes e a conseqüente abolição da escravidão naquela colônia francesa.E) A insurreição baiana teve uma abrangência social mais ampla do que a Inconfidência Mineira, não apenas pelos segmentos sociais participantes daquele movimento, mas porque propunha mudanças mais profundas, tais como o fim dos privilégios econômicos e sociais.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
71

A) A Conjuração Baiana, comparada à Inconfidência Mineira, guarda semelhanças e diferenças: os dois movimentos defendiam a criação de uma república, mas, enquanto os inconfidentes de Vila Rica omitiram-se em relação à escravidão, os de Salvador propunham a sua abolição.

Correto. Na Conjuração Baiana o movimento pela libertação dos Escravos falou bastante alto, ao contrário da Inconfidência Mineira, que acabou optando por não resolver este problema.



B) A Conjuração Baiana também ficou conhecida como Revolta dos Alfaiates, porque teve como participantes: artesãos e pequenos comerciantes, tais como alfaiates, além de soldados, religiosos, intelectuais e outros integrantes das camadas populares.

Correto. Dada a presença de indivíduos que trabalhavam como alfaiates, a Conjuração Baiana foi também conhecida como Revolta dos Alfaiates.


C) O movimento de 1798 demonstrou que, apesar do controle ideológico exercido pela metrópole portuguesa sobre a sua Colônia americana, o Brasil não ficou imune às cor­rentes liberais de pensamento em circula­ção, naquele momento, na Europa e nos Estados Unidos.

Correto. A entrada de ideais liberais e iluministas no Brasil se evidenciou pela constante organização de movimentos de contestação ao poder central, como ficou aqui evidenciado.


D) A revolta baiana foi um movimento restrito apenas aos escravos e seus descendentes, que mantinham contactos freqüentes com os ex-escravos do Haiti, após a revolta destes e a conseqüente abolição da escravidão naquela colônia francesa.

Falso. A elite também participou deste movimento, embora tenha se afastado quando a escravidão começou a ser colocada em cheque.


E) A insurreição baiana teve uma abrangência social mais ampla do que a Inconfidência Mineira, não apenas pelos segmentos sociais participantes daquele movimento, mas porque propunha mudanças mais profundas, tais como o fim dos privilégios econômicos e sociais.

Correto. Como já afirmado, entre as mudanças profundas propostas pelos baianos, estava o fim da escravidão.


abraços!

Respondido por rosangelabr
9

Resposta:

A

Explicação:

Perguntas interessantes