(Ufpb 2006) O modo de produção capitalista sofre importantes transformações desde as suas origens até os dias atuais. Sobre o desenvolvimento desse modo de produção e suas implicações na organização do espaço mundial, considere as afirmativas a seguir, assinalando com V a(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s). ( ) O capitalismo comercial, primeira etapa desse modo de produção, alterou as relações do comércio mundial, a partir da expansão marítima das potências da Europa Ocidental em direção dos países do Leste Europeu e Índia. ( ) O chamado capitalismo industrial alterou as formas de produção de mercadorias, com o avanço tecnológico criado durante o modo de produção feudal, incentivando a formação dos Estados Nacionais. ( ) O capitalismo financeiro caracteriza-se pelo processo de mundialização da economia, no qual o chamado "capital especulativo" circula por diversos países do globo, em busca de melhores investimentos. ( ) O capitalismo financeiro tem como determinação geral a "revolução industrial", caracterizada por investimentos maciços na área de transportes, restringindo a circulação de mercadorias e de pessoas pelo mundo. A sequência correta é:
Soluções para a tarefa
FFVF
Resposta: FFVF
Explicação:
F - a expansão ultramarina europeia ocorreu no contexto do capitalismo comercial e se deu em direção ao Oriente conhecido, em especial, às Índias.
F - o "avanço tecnológico" a que se refere a afirmação é a Revolução Industrial, que teve início no século XVIII graças ao pioneirismo inglês e que portanto, não surgiu durante a preponderância do modo de produção feudal, que por sua vez, perdurou até o século XV.
V - o capitalismo financeiro, também chamado de monopolista, é caracterizado pelo mercado de ações e pela especulação financeira, iniciando-se no final do século XIX e estendendo-se até hoje, apesar de ter sofrido abalos como as crises de 1929 e 2008.
F - o capitalismo financeiro engloba as duas primeiras fases da Revolução Industrial, mas não fora tão somente caracterizado por essas. Ao contrário do que aponta a afirmativa, os investimentos maciços em transportes visam a ampliar e facilitar a circulação de pessoas e mercadorias pelo mundo.