(UFPA) Poeta do Arcadismo brasileiro, Tomás Antônio Gonzaga oscila entre dois estilos: por um lado, recupera o equilíbrio clássico e a inspiração pastoral da remota Arcádia; por outro, anuncia a emoção que caracteriza o espírito romântico. Das estrofes abaixo transcritas, do poema Marília de Dirceu, a que contém, essencialmente, elementos do Neoclassicismo e do Arcadismo é a seguinte:
A
“Repara, Marília,
O quanto é mais forte
Ainda que a morte
Num peito esforçado,
De amor a paixão.
Marília, já treme,
Já treme de susto
O meu coração.”
GONZAGA, Tomás Antônio. Marília de Dirceu. São Paulo: Melhoramentos, 1964.
B
“Porém eu, Marília, nego,
Que assim seja Amor; pois ele
Nem é moço, nem é cego,
Nem setas, nem asas tem.
Ora, pois, eu vou formar-lhe
Um retrato mais perfeito
Que ele já feriu meu peito;
Por isso o conheço bem.”
GONZAGA, Tomás Antônio. Marília de Dirceu. São Paulo: Melhoramentos, 1964.
C
“Tu não verás, Marília, cem cativos
Tirarem o cascalho, e a rica terra,
Ou dos cercos dos rios caudalosos,
Ou da minada serra.”
GONZAGA, Tomás Antônio. Marília de Dirceu. São Paulo: Melhoramentos, 1964.
D
“Eu tenho um coração maior que o mundo!
Tu, formosa Marília, bem o sabes:
Um coração..., e basta,
Onde tu mesma cabes.”
GONZAGA, Tomás Antônio. Marília de Dirceu. São Paulo: Melhoramentos, 1964.
E
“Eu vi o meu semblante numa fonte,
Dos anos inda não está cortado:
Os Pastores, que habitam este monte,
Respeitam o poder do meu cajado:
Com tal destreza toco a sanfoninha,
Que inveja até me tem o próprio Alceste:
Ao som dela concerto a voz celeste;
Nem canto letra, que não seja minha.”
GONZAGA, Tomás Antônio. Marília de Dirceu. São Paulo: Melhoramentos, 1964.
Soluções para a tarefa
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Resposta:
a resposta correta e a letra E
Explicação:
pois em 1964 todos pensavao que o certa era bolacha n biscoito e que o tody q era bom...
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