(UFPA) Eduardo e Mônica têm um filho, Antônio, e uma filha Isaura, ambos com hemofilia A, e uma filha não hemofílica, Helen. Mônica está grávida pela quarta vez. Sabendo-se que a hemofilia A é um distúrbio recessivo ligado ao cromossomo X, o risco de nascer uma outra criança afetada é: a) 100%. b) 75%. c) 50%. d) 25%. e) 0
A resposta, segundo o gabarito de um site que eu vi, é 50%. No entanto, desenhando o heredograma e fazendo as possibilidades percebi que a resposta poderia ser 25%, porque a questão pede CRIANÇA AFETADA e não "menino ou menina", já que tem-se 50% de chances para cada um destes. Alguém ajuda?
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Seu raciocínio está quase certo, o problema é a interpretação; ao pedir "criança afetada" você tem que olhar os resultados sem diferenciar os sexos, note que das quatro possibilidades, duas teriam hemofília e duas não, ou seja, 50%.
O que você fez foi multiplicar a probabilidade de nascer um menino hemofílico e uma menina hemofílica (lembra que um "e" outro multiplica).
Larissacand1do:
Sim, agora faz sentido. Das quatro possibilidades que eu fiz, apenas duas crianças teriam hemofilia, ou seja, 1/2 de chances. Muito obrigada! :)
Perguntas interessantes